Setembro: fim de férias, regresso ao trabalho

 

Para muitos, Setembro é um mês de transição bastante difícil. Durante as férias, temos o sentimento de “liberdade”, de bem-estar, baixos níveis de ansiedade, flexibilidade… para resumir: sentimento de felicidade.  O regresso ao trabalho é visto como o fim dessa felicidade e o retorno às rotinas e prazos a cumprir.

 

Há formas para lidar com este regresso para limitar os sentimentos negativos associados. Sabemos que retomar o trabalho implica alguma ansiedade e adaptação. Os primeiros dias devem ser dedicados à adaptação à rotina e à organização do trabalho. É importante ter em mente que a adaptação é gradual e que irá conseguir retomar o ritmo. Não se deve sentir obrigado a resolver todos os assuntos no primeiro dia, criando níveis elevados de ansiedade. Deve definir prioridades e planear o dia de trabalho para que seja o mais produtivo possível.

 

Não se esqueça de fazer pausas! É importante interagir com colegas e ter momentos de descontração para poder ser o mais produtivo possível.

 

Não fique desanimado por as férias terem acabado. Felizmente ainda temos os fins-de-semana (ou as folgas) que podem ser muito bem aproveitados. Nos dias mais complicados, planeie o fim-de-semana com atividades que lhe dão gosto realizar – nem que isso seja ficar em casa o dia todo a ver séries.