Top 5 linguagens de programação para apostar em 2020

 

 

No Século XXI, saber programar é já uma capacidade quase tão fundamental como saber ler e escrever. No entanto, as opções de linguagens disponíveis no mercado são cada vez mais diversas. Escolher a melhor linguagem para aprender e utilizar poderá ser um factor diferenciador tanto no desenvolvimento bem sucedido de novas aplicações, como no sucesso profissional de cada programador. Mas, então, em quais linguagens deve apostar em 2020?

 

Python

O Stack Overflow Annual Developer Survey relativo a 2019, que analisa as tendências de popularidade relativas a todos os aspetos da vida dos developers, aponta Python como sendo a linguagem com maior crescimento registado. Por esta razão, não é surpresa que esta apareça nas listas das linguagens que os programadores mais querem aprender em 2020. 

 

Uma das razões apontadas para esta evolução, prende-se com o crescente interesse existente em áreas como Inteligência Artificial, Data Science e Machine Learning onde os conhecimentos em Python são largamente procurados. É ainda considerada uma linguagem relativamente simples de aprender, com uma sintaxe fácil de ler e compreender. Para além disso, possibilita um rápido acesso a diversas bibliotecas, sendo uma boa escolha tanto para aqueles que se estão a iniciar na programação, como para os que procuram expandir os seus conhecimentos na área. 

 

 

Java

Esta linguagem de programação orientada a objetos continua no topo das linguagens mais populares e bem sucedidas, sendo uma das mais procuradas pelas empresas de TI. Ao analisar os diversos anúncios de emprego , facilmente nos deparamos com necessidades em Java, sendo relativamente fácil para um Java Developer encontrar um trabalho interessante. 

 

Um dos atributos da linguagem prende-se com a sua estabilidade, o que a torna bastante útil no desenvolvimento de aplicações em Android. Adicionalmente, muitos dos websites atuais,     simplesmente não funcionam sem Java, o que aumenta a procura dos profissionais com conhecimentos na linguagem. 

 

 

 

Javascript

Para além do Java, o JavaScript apresenta-se como uma das linguagens mais utilizadas pelos programadores, e desejada por aqueles que ainda não possuem estes conhecimentos. Esta pode ser utilizada tanto no backend, com a ajuda de algumas frameworks, como no frontend, na criação de páginas web interativas, sendo, por isso, das mais utilizadas por Fullstack developers

 

De acordo com o inquérito do HackerRank relativo a 2020, esta é, ainda, a linguagem mais conhecida no mundo dos developers, apesar de não ser a primeira linguagem em que aprendem a programar. 

 

 

Go

Pelo terceiro ano consecutivo, Golang ou Go apresenta-se como a linguagem de programação que os programadores mais têm interesse em aprender. Desenvolvida pela Google, tem tido um grande crescimento desde 2009, principalmente pela grande visibilidade e influência dos seus criadores.

 

Tendo em conta o seu potencial de crescimento, aqueles que se encontram familiarizados com Go, já possuem uma vantagem face aos outros programadores, uma vez que a procura por Go Developers cada vez se intensifica mais. 

 

 

Kotlin

Apesar de o Java ainda ser das principais linguagens utilizadas no desenvolvimento de aplicações Android, o Kotlin tem-se salientado como um bom complemento ao Java. Desenvolvida em 2011 por JetBrains, a seguir ao Go e ao Python, esta é já a linguagem que os programadores mais querem aprender em 2020. Em 2019, foi oficialmente reconhecida como uma linguagem de programação em Android pela Google. 

 

Algumas das suas vantagens prendem-se com o facto de necessitar que menos código seja escrito, aumentando a rapidez do processo de desenvolvimento das aplicações. Para além disso, é mais segura e fácil de aprender já que tem uma sintaxe simples e intuitiva. 

 

 

 

Várias são as opções para aqueles que nunca perdem a vontade de aprender. Conhecer as linguagens com maior procura e popularidade poderá ser um passo importante no desenvolvimento das capacidades dos programadores e uma ajuda na sua evolução profissional. Ter um propósito para aprender uma determinada linguagem também será importante, pois ajuda a escolher aquela que mais se adequa às necessidades dos projetos. 

 

Então, qual a próxima linguagem em que irá apostar este ano?