ChatGPT e Javascript: o que esperar do mercado de IT em 2023?

Fotografia de Marina Pinho
Escrito por

Marina Pinho

Communication Manager
This article is also available in english. Ler agora

Nas últimas semanas parece que não se ouve falar de outra coisa senão das novas plataformas de inteligência artificial (IA) disponíveis para “brincarmos” como o ChatGPT ou o DALL-E. Desde vídeos, imagens, músicas, poemas, ou até pequenos programas de computador como jogos, parece que não há nada que a IA não consiga fazer hoje em dia. Se devemos ficar assustados? Acreditamos que ainda não é caso para isso, mas que estas inovações nos fazem ficar atentos ao futuro da tecnologia, isso é certo. Então e quais serão as tendências tecnológicas que irão marcar o próximo ano? É isso que vamos explorar neste artigo! 

Este é já o quarto ano em que recorremos ao  Stack Overflow Annual Developer Survey, para basear as nossas projeções para o próximo ano em termos de linguagens de programação, bases de dados, web frameworks e plataformas de cloud que mais irão ser utilizadas e procuradas pelo mercado de trabalho.  

Linguagens de programação, scripting e markup

É sem surpresa que Javascript celebra uma década de liderança como a linguagem mais popular. Nota-se ainda que aqueles que se encontram a aprender a programar têm maior preferência por HTML/CSS, Python, C++ e C, do que aqueles que já o fazem profissionalmente há algum tempo. 

Já nas linguagens mais amadas, encontramos Rust em primeiro lugar (com 87% dos developers a responder que pretendem continuar a usá-la) e Python (67.34%) que também continua no top 10. De seguida, encontramos Elixir (75.46%), Clojure (75.23%) e TypeScript (73.46%). Assim, acaba por ser natural que Rust, Python e TypeScript liderem a tabela das mais desejadas, com Go, JavaScript e Kotlin logo de seguida. Por outro lado, no fundo da tabela e ocupando o lugar de mais temidas, encontramos Matlab, COBOL, VBA e Objective-C. 

Relativamente a linguagens mais valorizadas pelo mercado em termos salariais continuamos a encontrar no pódio Clojure, Erlang (que subiu para o segundo lugar este ano), F#, LISP, Ruby, e Elixir

Bases de dados

Mais uma vez, na área das bases de dados (BD), MySQL continua a ser a mais popular, apesar de ter maior aderência por parte dos programadores mais juniores, já que os developers mais experientes parecem preferir PostgreSQL. Estes últimos também se mostram mais propensos a usarem Redis, Microsoft SQL Server e Elasticsearch. Assim, também não nos espanta que PostgreSQL continue a ser a BD mais amada e que mais profissionais pretendem aprender, seguindo-se Redis e MongoDB. Do outro lado da escala, encontramos IBM DB2, CouchDB e Oracle que, apesar de serem menos amadas, são das que melhores condições salariais oferecem a quem trabalha com elas. 

Web Frameworks 

Relativamente ao desenvolvimento web, este ano Node.js (47.12%) e React.js (42.62%) são apontadas como mais utilizadas, quer por developers mais juniores, quer pelos mais séniores. jQuery, apesar de ter perdido o primeiro lugar, continua no top 3. Já nas frameworks que os programadores mais pretendem aprender, junto a Node.js e React.js encontramos ainda Vue.js e Next.js. 

No ano passado, o compiler open-source Svelte, criado por Rich Harris inicialmente em 2016, encontrava-se como a mais amada, juntamente com ASP.NET Core e FastAPI que, este ano, dão lugar a Phoenix (que é a framework que oferece melhor remuneração), Deno e Next.js. Nas mais temidas, o pódio mantém-se igual ao ano anterior com Angular.js a liderar (78.99%), aparecendo depois Drupal e jQuery. 

Plataformas da Cloud

No que toca às plataformas da cloud, este ano Amazon Web Services (AWS) continua no primeiro lugar como a mais utilizada. Microsoft Azure  conseguiu subir para o segundo lugar e passar à frente da Google Cloud Platform (GCP), apesar de a diferença ser pequena. Contudo, estas plataformas têm uma maior aderência por parte dos developers profissionais, já que quem se encontra a aprender, teve maior contacto com Heroku e Firebase. 

Em quais apostar? 

Os resultados destes inquéritos anuais têm-nos permitido tirar algumas conclusões sobre o rumo que o mercado de trabalho de IT tem levado ao longo dos anos e, por isso, continuamos a confiar nestas informações. 

Trabalhar os conhecimentos em Python ou Javascript continua a ser uma boa aposta já que estas representam as linguagens mais procuradas e populares do mercado de trabalho (algo que também conseguimos comprovar pelo número de projetos que temos disponíveis atualmente). 

Se nos focarmos nas web frameworks (que têm subido em popularidade), para além de React.js e Node.js continuarem a ser relevantes no mercado e bastante procuradas, poderá ser interessante começarem a estudar Phoenix e Deno que, apesar de bem compensadas pelo mercado e amadas pelos developers, ainda possuem poucos profissionais com conhecimento especializado. 

Por fim, falando das plataformas da Cloud, os três maiores fornecedores (AWS, CGP e Azure) continuam a ser os mais populares e relativamente às bases de dados, aprender a trabalhar com Redis, PostgreSQL ou MySQL continua a ser uma vantagem para qualquer profissional de IT. 

Para além de sabermos quais as tecnologias com mais procura no mercado, conseguimos ainda perceber que o trabalho remoto continua a crescer já que cerca de 85% dos developers que responderam encontram-se em empresas com algum nível de trabalho remoto (sendo mais frequente acontecer em organizações de grande dimensão). 

imagem de um robot a olhar frente a frente para um astronauta

Um olhar mais alargado pelo mercado

No seguimento do tema de abertura deste artigo e de acordo com a  ideia de Andrew Bolwell, decidimos perguntar ao ChatGPT quais seriam as 10 tendências tecnológicas para 2023 com base no Stack Overflow Annual Developer Survey de 2022 e o mesmo respondeu o seguinte:  

“Based on the 2022 survey and current market trends, some technology trends that could potentially be on the rise in 2023 are:

Tendo em conta a sua popularidade na comunidade de IT e mesmo nas redes sociais, onde se podem encontrar inúmeros vídeos que retratam as capacidades deste chat, é normal que as áreas da Inteligência Artificial e Machine Learning liderem os espaço mediático e científico em 2023. Assim, esta representa uma das áreas com maior potencial para crescer no próximo ano e ser aplicada a diversas indústrias diferentes.