Linkedin: 5 dicas para um perfil com destaque

Mulher a segurar um telemovel com icones de redes sociais, incluindo o linkedin

Para quem procura emprego ou pretende estar por dentro do que se passa no mercado de trabalho, estar no Linkedin é um passo incontornável. Ter um perfil otimizado com as palavras chave certas e a informação mais importante são dois processos fundamentais para que consigas atrair a atenção de recrutadores e hiring managers. Mesmo que ainda sintas que não tens uma experiência profissional que fale por si, existem sempre detalhes sobre o teu percurso que são importantes incluir. 

Neste artigo iremos abordar cinco dicas para que o teu perfil de Linkedin ganhe um maior destaque e atraia a atenção dos recrutadores. São pequenos detalhes que podes mudar e que ajudarão qualquer que seja a tua área profissional. 

1. Escolhe as palavras chave certas para o Linkedin

Grande parte (senão todas) das pesquisas feitas no Linkedin, recorrem a palavras chave específicas. Se um recrutador procura um programador backend com fortes conhecimentos em Java, aquilo que irá procurar será precisamente pela palavra chave mais importante: Java. No entanto, não se irá ficar por aí. Muitos profissionais de RH recorrem à busca booleana com certos operadores que ajudam a filtrar os melhores perfis. Uma pesquisa por um profissional destes poderá passar pelo seguinte: 

 (Java OR J2EE OR JSP) AND (Engineer OR Architect OR Lead)

Desta forma, ter um perfil completo com a informação mais relevante é fundamental para que o mesmo surja nas pesquisas. Para isso, evita utilizar termos demasiado genéricos como simplesmente “software engineer” ou até “programador de backend”. 

Poderá ainda ser importante colocar essa informação na secção “competências e recomendações” de modo a que não só apareçam nas pesquisas como também colegas vossos possam recomendar-vos para determinados conhecimentos, ganhando assim maior credibilidade. 

2. Adiciona informação de contacto e o que procuras (ou não) na descrição do perfil

Se procuras ativamente um novo emprego ou até gostarias de estar a par das novas oportunidades, teres alguma informação de contacto é essencial para que possas receber mais detalhes sobre as funções. Nem sempre tudo fica explícito por escrito e ter um contacto mais pessoal faz toda a diferença. Mas tem cuidado, pois essa informação ficará pública! Se não quiseres ser incomodado a toda a hora com chamadas, o ideal é colocares o teu email, por exemplo. 

Por outro lado, se estás feliz com as tuas funções atuais e não queres mudar ou até se só consideras oportunidades remotas, podes sempre deixar essa mensagem na tua descrição. Os recrutadores por norma lêem sempre esse pequeno texto que pode ser usado para revelares um pouco da tua personalidade e motivações. 

Mulher sentada a escrever uma lista num caderno branco, com um computador em frente e um café.

3. Explica bem a tua experiência profissional 

Não te limites apenas a colocar o título da tua função. Sê claro e detalhado! Se és um frontend developer explora essa informação. Não te esqueças também de escrever um pequeno texto onde descrevas as tuas responsabilidades, funções e o projeto em que te encontras. Aproveita ainda para demonstrar a stack tecnológica com a qual trabalhas. É mais uma forma de teres a certeza que os recrutadores irão encontrar o teu perfil. 

Uma nota importante: se a tecnologia com a qual trabalhas tiver várias designações, não te esqueças de colocares o máximo possível para que apareças sempre no radar de quem procura novos profissionais. Exemplo: .NET e DotNet. É também importante terem em atenção ao inglês. Normalmente as pesquisas na área de IT são feitas neste idioma, por isso pode ser benéfico adotares o mesmo no teu perfil. 

4. Partilha aquilo que fizeste 

Adoras criar aplicações nos tempos livres? Tens um portefólio onde expões todos os sites que crias? Então tens de o partilhar! O Linkedin permite-te colocares essa informação em dois locais: na informação de contacto ou nos destaques. 

Nos contactos podes deixar um link para o teu GitHub ou site/portfólio online. É um pouco mais escondido e os recrutadores apenas terão acesso depois de aceitares o pedido de conexão, mas, ainda assim, é um bom local para partilhares essa informação. Por outro lado, podes também deixar um link nos destaques da tua página que permita demonstrar logo no início do perfil os teus trabalhos. Assim, quem o analisa consegue ver na prática os teus conhecimentos, dando-te mais hipóteses de seres contactado.  

Podes ainda chegar mais longe se fizeres uma publicação onde divulgues este teu trabalho. Na seção das “atividades” aparece aquilo que vais fazendo dentro da rede, desde gostos, comentários, publicações, etc. Ires comentando e interagindo com outras pessoas e até fazendo publicações é uma ótima forma de ganhares visibilidade e de chegares a mais pessoas. Esta é uma ótima forma de fazeres networking, sendo algo que te vai ajudar a chegares mais longe profissionalmente.  

5. Está atento à tua caixa de mensagens e pedidos de conexão 

Maior parte dos recrutadores começa a abordagem através de um pedido de conexão acompanhado por uma pequena mensagem. Os caracteres da mesma são limitados, pelo que, muitas vezes, a informação que partilham sobre o projeto torna-se escassa. Esta é apenas uma pequena abordagem inicial para perceberem se estás ou não à procura de um novo desafio. Mas, se não fores regularmente verificar os teus pedidos de conexão e a tua caixa de mensagens, poderás perder o timing certo. 

Se estas aberto a novos desafios é sempre bom responderes a quem te contacta e explorarem em conjunto aquilo que faz mais sentido face ao teu perfil. Caso não tenhas interesse, podes sempre dar essa indicação. Quem sabe se não mudarás de ideias no futuro? 

Interessado em ser o primeiro a ler os nossos novos artigos? Então subscreve a nossa newsletter!

Procurar trabalho pode ser uma experiência muito diferente consoante a área de atuação. Mas existem pormenores que podes adotar e que fazem a diferença qualquer que seja a tua profissão. Estar atento ao mercado e a como as contratações são feitas é muito importante para que estejas sempre a par do que vai acontecendo no momento.

Se sentes que esta é a altura certa para mudar, não te esqueças de dar uma vista de olhos naquilo que temos disponível.


O nosso papel é ser o elo que liga os melhores talentos aos melhores projetos. Procura um novo desafio? Então, conheça as nossas oportunidades aqui!