Os melhores livros de 2021 pela nossa equipa

pessoa com um livro aberto no colo

Com o ano prestes a terminar, instala-se a época da nostalgia e da necessária reflexão sobre os meses que passaram. É nesta altura que mais paramos e procuramos reavaliar quem somos e o que pretendemos melhorar no ano seguinte, encarando-o como uma espécie de recomeço. Neste artigo partilhamos algumas das leituras que a nossa equipa realizou ao longo do ano e que recomendamos a todos aqueles que pretendem inserir a leitura nos seus planos para 2022. 

Os livros são uma parte importantíssima na vida de quem gosta de se manter atualizado sobre o mundo em geral e por isso algo muito estimados pela nossa equipa. São um pequeno investimento que nos traz excelentes resultados e nos transformam sempre de alguma forma, a cada página. Hoje em dia já são muitas as formas em que podemos ler, adaptando-se ao estilo de vida de cada um, desde ebooks, audiobooks e, claro, as cópias físicas. As nossas sugestões passam essencialmente por livros de não ficção que se focam no mundo do trabalho, inovação, comportamento e sustentabilidade. 

Versátil: As vantagens de ser generalista num mundo de especialistas –  David Epstein

Num mundo em que a regra das dez mil horas nos é constantemente apresentada como o caminho para a mestria, as empresas parecem voltar a procurar os profissionais mais generalistas que conseguem estabelecer relações entre pontos onde outros não conseguem ver uma ligação. Neste livro, David Epstein apresenta e compara o percurso de atletas, engenheiros e outros grandes nomes da História, concluindo que há mais generalistas no topo das suas profissões do que especialistas, pois estes tendem a passar por várias experiências onde podem testar os seus interesses e acumular conhecimento. É sem dúvida um livro provocador e que nos fará refletir sobre nós próprios. 

livro versátil de david epstein, capa verde com canivete suiço

Remote, Inc.: How to Thrive at Work… Wherever You Are –   Robert C. Pozen e Alexandra Samuel

Desde 2020 que o trabalho remoto ou híbrido passou a ser uma realidade partilhada por várias empresas e trabalhadores. Contudo, nem todos aqueles que se vêem a trabalhar nestes moldes se adaptam aos seus desafios. 

Robert Pozen e Alexandra Samuel explicam como com a adopção do mindset, hábitos e tecnologias certas, os profissionais se podem tornar mais produtivos e ultrapassar os desafios de trabalhar fora do escritório. Algumas das dicas que os autores apresentam prendem-se com o apostar em trabalhar por objetivos, encarar os líderes e managers como se fossem clientes (ou seja, pensar no próprio trabalho como sendo um serviço que se está a prestar e que, por isso, se deve procurar agradar o cliente que pode ser um chefe, por exemplo), priorizar os emails e mensagens mais importantes, procurar fortalecer as relações com os colegas, entre outros. É sem dúvida um livro a ler para todos aqueles que procuram potenciar o seu desempenho enquanto trabalham de forma remota (e não só!).

livro remote inc de robert pozen e alexandra samuel, capaz azul com um sofá amarelo e um computador

Minimalismo Digital: Viver melhor com menos tecnologia – Cal Newport 

Quantas e quantas vezes acordamos e vamos direitinhos ao nosso telemóvel verificar o email ou as notificações das redes sociais? Já não sabemos estar “sem fazer nada”, nem aproveitar os momentos mortos. Temos uma constante necessidade de ser produtivos, de estar a responder a alguém e a saber o que se passa. E quanto tempo estaremos de facto a perder com este receio de perder tempo

Este livro procura mostrar como a tecnologia não é o inimigo e como podemos usá-la para alcançar os nossos objetivos sem sermos controlados por ela. Para além de boas dicas práticas que podemos adoptar no nosso dia a dia, esta é uma obra que nos faz parar e refletir sobre como queremos realmente gastar o nosso tempo. 

livro minimalismo digital de cal newport, capa branca com um cabo usa cortado

Alterações Climáticas – Filipe Duarte Santos 

O tema das alterações climáticas é um dos mais preocupantes da atualidade e dos que mais merece debate e educação. Enquanto cidadãos, temos a necessidade e o dever de nos mantermos informados sobre o que são e o que podemos fazer para as mitigar. Nesta obra, Filipe Santos (professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), sumariza de forma clara, mas rigorosa, o conhecimento científico atual sobre as alterações climáticas derivadas da ação humana, e as respostas e desafios que estas colocam hoje e no futuro.

livro alterações climáticas de filipe santos, capa azul com um globo

It Doesn’t Have to Be Crazy at Work – Jason Fried e David Heinemeier Hansson

Cada vez mais surgem histórias na primeira pessoa de burnout derivadas de períodos extensos de sobrecarga de trabalho em que parece que tudo acontece e que “está tudo maluco!”. Neste livro, Jason Fried e David Heinemeier Hansson propõem uma alternativa a esta realidade. 

Segundo os autores, esta problemática advém das muitas distrações que surgem, quer quando estamos no escritório fisicamente, quer em reuniões virtuais, e que vão interrompendo o fluxo do trabalho. Adicionalmente, apontam ainda o dedo à obsessão com o crescimento a todo o custo que coloca ainda maior pressão e cria ansiedade aos trabalhadores. Neste sentido, apresentam uma alternativa mais calma e com menos desperdício de tempo que procura alterar este padrão de stress e cansaço crónico. 

É uma obra de leitura rápida, que conta com capítulos curtos e bem humorados. Os autores não se abstém de dar opiniões controversas e até irónicas. Com uma linguagem muito direta e informal, falam ainda como planeamentos a longo prazo são um desperdício de tempo, pois tudo muda muito rapidamente, como não se importam de serem copiados já que demonstra que estão a ser inovadores e como uma empresa não deverá ser uma família, mas sim um local que fornece condições para que cada um construa a sua própria família.  

livro it doesen't have to be crazy at work de jason fried e david hansson com capa preta e texto rasurado a vermelho

Building A Story Brand: Clarify Your Message So Customers Will Listen – Donald Miller 

Atualmente vivemos numa era onde a informação é tão fácil de obter que se torna demais por vezes. Sentimos esta saturação de informação pelos anúncios que assistimos, filmes que consumimos, constantes mensagens que enviamos, pelas redes sociais que nos sugam, enfim, pelo dia a dia que vivemos. 

Quanto mais somos expostos a este excesso de estímulos, menos paciência temos para eles. É sobre esta premissa que Donald Miller nos apresenta uma framework clara e fácil de implementar que ajuda todos aqueles que pretendam simplificar a sua comunicação no mundo digital. O autor recorre a sete elementos universais de todas as histórias para explicar aos leitores como podem escrever de forma a conectarem-se com o seu público alvo. Este é um livro fácil e agradável de ler ou não fosse ele sobre a arte da escrita. 

Scrum – A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho em Metade do Tempo – Jeff Sutherland 

Nos últimos anos têm-se multiplicado as posições de Scrum Master, Product Owner e mesmo de Agile Coach. As empresas parecem perceber a necessidade e a vantagem que este método providência, investindo cada vez mais na adopção do mesmo. Mas o que é de facto o SCRUM?

Neste livro, Jeff Sutherland, co-criador do método, explica o que é e como pode ser aplicado em diversos tipos de empresas e projetos, demonstrando casos reais de sucesso, como o caso do FBI e do projeto Sentinel. A ideia base do SCRUM prende-se com a criação de micro-equipas com objetivos a curto prazo, de forma a que o projeto esteja em constante reavaliação e que se vão eliminando os impedimentos, tornando o processo muito mais ágil e eficiente.  É sem dúvida uma leitura importante para quem pretende compreender as metodologias atuais principalmente utilizadas em projetos de desenvolvimento de software. 

Scrum: A Gestão Ágil de Projetos – João Paulo Pinto e Christiane Tscharf 

Ainda para os interessados neste tema, recomendamos esta obra que se destina a profissionais de todas as áreas que pretendam aprofundar os conhecimentos e aplicar estes princípios aos seus projetos numa diversidade de contextos. 

O livro, para além de partilhar a visão e a experiência dos Autores, inclui uma série de extras como um glossário com os principais termos associados à estrutura SCRUM, alguns estudos de caso que demonstram a aplicabilidade do método e alguns templates para a sua formalização. 

Boas leituras! 📚


O nosso papel é ser o elo que liga os melhores talentos aos melhores projetos. Procura um novo desafio? Então, conheça as nossas oportunidades aqui!