10 sugestões de leituras para as férias

Fotografia de Marina Pinho
Escrito por

Marina Pinho

Communication Manager

Qualquer altura é boa para ler, mas ler no verão à sombra de uma árvore ou de um guarda-sol tem um gosto especial. Por isso, neste artigo partilhamos algumas leituras recomendadas pela nossa equipa e que certamente serão boas apostas para todos aqueles que pretendem aproveitar esta estação para pôr as leituras em dia. Desde romances de ficção a obras de não ficção sobre História, relações internacionais, marketing, política, gestão e biografias, a nossa lista tem temas para todos os gostos. 

Ficção

A outra metade - Brit Bennett

Começamos com a sugestão de um romance envolvente e profundo que nos leva numa viagem emocional ao longo de quatro décadas e diferentes gerações, desafiando as noções de raça e pertença. 

Nesta obra, a autora conta a história de duas irmãs gémeas que crescem numa pequena comunidade negra do sul dos Estados Unidos cujo objetivo principal é aclarar o tom de pele da sua comunidade, favorecendo casamentos mistos. Apesar de serem inseparáveis na infância, as vidas destas irmãs tomam rumos muito diferentes. Aos dezasseis anos, fogem de casa juntas, mas pouco depois separam-se. Stella, com a pele clara, opta por viver como uma mulher branca, escondendo as suas origens, enquanto Desiree retorna à sua terra natal com a filha negra.

Bennett mergulha nas complexidades da identidade racial, mostrando como as escolhas que fazemos para nos adaptar ou destacar podem moldar a nossa existência e a dos que nos rodeiam. A sua narrativa desafia-nos a refletir sobre o que significa realmente ser quem somos. Para além disso podemos ainda encontrar personagens ricas e complexas, uma narrativa cativante e um tema relevante nos dias de hoje. Podes encontrá-lo aqui

livros dellent 1

A cicatriz - Maria Francisca Gama 

Nesta obra da jovem autora Maria Francisca Gama acompanhamos um casal enquanto se encontram de férias no Rio de Janeiro. Após vários dias fantásticos de sol e festa, decidem ir jantar fora. Ao voltarem para o hotel, não se recordam bem do caminho, chegando a um local onde têm de optar por seguir pela direita ou esquerda e é aqui que tudo acontece. 

"Éramos felizes, verdadeiros camaradas e a âncora um do outro. Um dia o nosso barco afundou-se e nenhum dos objetos que éramos nos salvou."

Uma história dura e violenta que promete agarrar o leitor e transportá-lo para uma narrativa emocionante e profunda. Podes encontrá-lo aqui

A amiga genial - Elena Ferrante 

Neste primeiro volume da tetralogia napolitana, Elena Ferrante apresenta-nos as amigas Lila e Lenu enquanto ainda são crianças. Podemos acompanhar os inícios de uma relação de amizade feminina que se estenderá durante décadas e que começa num bairro pobre de Nápoles nos anos de 1950. Ao longo desta, podemos acompanhar vários episódios que moldam a vida das personagens e a sua relação, enquanto enfrentam desafios sociais, económicos e pessoais. 

Com uma escrita intensa e envolvente que nos agarra desde as primeiras páginas, será impossível pousar esta leitura. Podes encontrá-lo aqui

livros dellent 2

Antes que o Café Arrefeça de Toshikazu Kawaguchi

Se nunca experimentaram a literatura japonesa, aqui está uma boa forma de começar. Nesta história de realismo mágico as personagens são confrontadas com a possibilidade de viajarem no tempo. Para isso apenas têm de ir a um antigo café, sentar-se numa determinada cadeira do mesmo e beber o café antes que este arrefeça. Com isto podem voltar ao passado para reviver um momento que gostariam de ter alterado. Contudo, nunca podem mudar o presente. 

É uma excelente reflexão sobre o tempo perdido e as oportunidades que o momento presente nos proporciona. Seríamos as mesmas pessoas que somos hoje se tivéssemos mudado algo no nosso passado? Será mesmo necessário corrigir algo de que nos arrependemos ou bastaria aceitarmos o que aconteceu e perdoarmos-nos? Podes encontrá-lo aqui

Não ficção 

A mente justa - Jonathan Haidt 

Certamente que têm algum amigo próximo, familiar ou colega com uma orientação política oposta à vossa e que simplesmente não conseguem compreender. Mas será que essas pessoas têm intenções assim tão diferentes das vossas? Porque é que assumimos o pior sobre as motivações das outras pessoas? 

Neste livro o psicólogo social Jonathan Haidt explica porque é que liberais, conservadores e libertários têm sentimentos tão díspares em relação ao certo e ao errado, sem que cada lado deixe de ter razão sobre muitas das suas preocupações centrais. 

O autor parte da ideia da intuição moral, ou seja, as percepções quase instantâneas que temos sobre as outras pessoas e as suas ações, que molda tão profundamente a credibilidade que damos às suas opiniões. Leva-nos numa viagem onde nos apresenta os seus resultados e os interliga com as descobertas de antropólogos, historiadores e outros psicólogos. Podes encontrá-lo aqui

livros dellent 3

Prisioneiros da geografia - Tim Marshall 

A Rússia é um país enorme, mas mesmo assim continua a lutar por mais território. Já se perguntaram porquê? Será que todo aquele terreno lhe proporciona tudo o que precisam? Pois é, todos os líderes mundiais enfrentam limitações geográficas e muitas das suas decisões acabam por ser influenciadas pelo território que possuem (ou não possuem). 

Em capítulos que cobrem a Rússia, China, EUA, América Latina, Médio Oriente, África, Índia e Paquistão, Europa, Japão, Coreias e o Ártico, o autor explica de forma clara e envolvente as complexas estratégias geo-políticas que orientam as decisões dos líderes destes locais e que muitas vezes nos surpreendem sem o contexto da sua geografia. Podes encontrá-lo aqui

Traction - Gabriel Weinberg e Justin Mares

Este é o único livro desta lista que ainda não tem tradução para português, mas aqueles que estiverem confortáveis com inglês não terão problema na leitura. 

Muitas empresas quando começam não dedicam tempo suficiente a pensar sobre como podem fazer o seu negócio evoluir de forma consistente e estruturada. Focam-se somente no produto e aplicam esforços aleatórios para ganhar visibilidade (como publicar alguns anúncios e escrever alguns artigos no blog), sempre sem grande orientação. 

Nesta obra os autores debruçam-se sobre os diferentes canais de marketing que as empresas de sucesso usam para ganhar “tração” cobrindo temas como as relações públicas (PR), social media ads, SEM, SEO, email marketing, entre outros. Ao longo dos capítulos incluem ainda excertos de entrevistas com donos de grandes empresas que oferecem uma visão prática sobre estes temas. Podes encontrá-lo aqui

livros dellent 4

O atraso português - João Maurício Brás

Para aqueles que gostam de refletir sobre o estado do nosso país, esta pode ser uma boa opção de leitura. Aqui o filósofo João Maurício Brás analisa a autopercepção nacional sobre o atraso português em diversas áreas e que varia entre uma resignação depressiva e a euforia relativa a alguns feitos. E como podemos quebrar este ciclo? 

“Existem, no século XXI, dois países em Portugal: o das televisões e da propaganda política e mediática e o país real, o Portugal dos últimos séculos, invariavelmente atrasado e medíocre, segundo os indicadores dos países da Europa com os quais nos queremos comparar.” 

O autor procura apresentar onde a transformação estrutural deve incidir para que possamos crescer e finalmente compararmo-nos com os países que nos rodeiam. Podes encontrá-lo aqui

Steve Jobs - Walter Isaacson

Sim, é uma biografia com quase 600 páginas, mas não se assustem, passam a voar! Esta foi a primeira biografia que o autor escreveu de alguém ainda em vida mas que em nada influenciou o seu conteúdo. 

Ao saber que estava doente, em 2004, Steve Jobs procurou Walter Isaacson e propôs que este fizesse uma biografia sua. Pedido que o autor inicialmente não aceitou pois não sabia das circunstâncias pelas quais Jobs estava a passar, só acabando por concordar em 2009. Apesar de ser uma biografia solicitada e autorizada, o objeto das pesquisas não chegou a lê-la pois acabou por falecer meses antes da publicação do livro. 

É um livro que cobre toda a vida de Steve Jobs e todos os seus altos e baixos no que toca às empresas que criou e por onde passou, assim como a sua relação com Bill Gates. Aborda ainda os momentos mais marcantes da sua vida pessoal e a sua filosofia de trabalho, nem sempre consensual. É uma obra obrigatória para todos aqueles que gostam de acompanhar o mundo da tecnologia. Podes encontrá-la aqui.

livros dellent 5

Breve história de quase tudo -  Bill Bryson

Como o próprio nome indica, este livro é uma autêntica viagem pelo tempo e espaço onde o autor, através de uma linguagem divertida e não demasiadamente científica, nos revela algumas ironias do desenvolvimento científico. 

“A propósito, já todos nós fomos confrontados com as perturbações causadas pela radiação cósmica de fundo. Se ligar a televisão num canal não sintonizado, cerca de um por cento da eletricidade estática que vê é resultado do remanescente longínquo do Big Bang. Da próxima vez que se queixar de não haver nada para ver, lembre-se de que pode sempre assistir ao nascimento do universo.” 

Assim, este livro procura explicar como tudo aconteceu desde o Big Bang até ao surgimento da civilização, revelando o mundo de uma forma que a maioria de nós nunca viu antes.  Podes encontrá-lo aqui

Boas leituras! 📚