Como pedir um aumento salarial em 6 passos

Fotografia de Marina Pinho
Escrito por

Marina Pinho

Communication Manager

Em Portugal, falar de salário e de dinheiro em geral ainda é um tabu, mesmo que seja com o chefe ou gestor de equipa e, por isso, muitas vezes as pessoas acabam por se acomodar ao salário que têm ou simplesmente procurar outras oportunidades, evitando colocar a questão de um aumento ao seu superior. Também sabemos que pedir um aumento salarial pode ser intimidante, principalmente quando não sabemos qual a melhor forma de abordar o assunto, mas existem estratégias que podemos adotar para nos prepararmos para este momento e conseguirmos a tão desejável valorização monetária. 

No entanto, este problema não acontece só a nível nacional. Um estudo recente levado a cabo no UK, onde foram analisadas respostas de cerca de três mil colaboradores, indica que 55% das pessoas não pedem aumentos por não estarem certas sobre o que dizer (16%), terem medo de parecerem gananciosas (15%) ou simplesmente por terem receio de o fazer (12%). 

Qualquer que seja a razão, pedir uma revisão salarial é sempre intimidante, mesmo quando as probabilidades estão a nosso favor. Ainda assim, é importante superarmos os nossos medos e, por isso, neste artigo, iremos explorar alguns momentos cruciais da negociação e como te deves preparar para eles de modo a conseguires um aumento com confiança. 

Antes da negociação

Pondera as tuas motivações

Em primeiro lugar é importante pensares quais são as tuas motivações. Pergunta a ti mesmo: por que é que quero este aumento? Será o melhor momento para colocar a questão? Muitas podem ser as razões para decidires que está na hora, como teres completado um projeto com sucesso, estares a superar as expectativas e haver abertura para um crescimento na empresa, teres consciência de que deverias estar a ganhar mais tendo em conta a indústria onde te encontras e os teus anos de experiência, entre outros. 

No entanto, é importante que este aumento não esteja apenas relacionado com necessidades individuais, mas sim com o trabalho que tens desenvolvido no projeto. Pensa na forma através da qual a empresa beneficia em te ter e na informação que tens sobre o setor/área profissional em que te encontras. 

Deves considerar se as tuas motivações se alinham com a cultura da empresa e com a sua situação atual antes de avançar com o pedido de revisão do salário. Este ponto é importante, pois como sabemos, estamos a viver um momento de alguma instabilidade financeira que se faz sentir no poder de retribuição das organizações. 

Coloca-te no lugar do teu chefe

Antes de avançares com a negociação poderá ser útil colocares-te na ótica do teu superior. Apesar de parte do seu trabalho implicar a gestão e suporte do teu desenvolvimento profissional, ele tem ainda como responsabilidades a gestão dos orçamentos, cumprimento de objetivos de negócio/projeto, gestão dos restantes membros da equipa e progressão da sua própria carreira. 

Deste modo, estar atento àquilo que se passa na vida do teu gestor e quais são as suas prioridades atuais, poderá ser determinante na escolha do momento mais adequado para abordar esta questão. Procura perceber quais são os objetivos da empresa e de que forma é que o teu trabalho contribui para os mesmos. Ter a noção daquilo que tens feito e como isso tem impactado diretamente o crescimento do projeto é ainda importante para uma fase posterior, quando já estiveres a negociar o aumento.  

Para além disso, deves ter em consideração que o teu manager pode não ter o poder de tomar a decisão final sobre o assunto. Dependendo da estrutura da empresa, ele poderá ter de consultar outros níveis hierárquicos antes de poder aceder ao teu pedido, principalmente se este implicar também uma mudança total de funções e responsabilidades. 

Por norma, boas alturas para abordar o tema são a aproximação de uma avaliação de desempenho, fim do ano fiscal ou no final de um projeto importante que tenhas concluído com sucesso. 

dellent pedir aumento salário mais dinheiro
Prepara os teus argumentos

Estar preparado é sempre importante, principalmente neste tipo de conversa. Assim, deves reunir um conjunto de dados sobre o mercado, o teu desempenho e as tuas responsabilidades ao longo do tempo na empresa. De modo geral: 

  • Procura saber quais são os valores praticados para o teu nível de senioridade no setor em que atuas; 

  • Reflete sobre as tuas qualificações, anos de experiência e valor que trazes para a equipa e empresa onde te inseres; 

  • Faz uma lista das tuas conquistas e responsabilidades que tens acumulado ao longo dos meses e leva-a para a reunião; 

  • Pensa num valor ou percentagem em particular que pretendes apresentar e que seja enquadrada com o mercado. 

Estar por dentro daquilo que o mercado oferece para o tipo de profissional que és, é sempre importante, mas tem um relevo especial nesta matéria. Com isto não quer dizer que devas começar a concorrer a outros processos apenas para teres uma outra proposta (até porque a empresa atual pode não gostar dessa abordagem). Deves sim analisar sites, fóruns e comunidades que discutam este mesmo tema e onde possas encontrar outros profissionais com uma experiência similar à tua, ver anúncios de emprego que indiquem a faixa salarial, falar com outros colegas da área ou mesmo com colegas de equipa. 

Para teres a certeza que defendes com confiança o teu pedido de aumento, deves ainda refletir sobre as tarefas que realizaste e que trouxeram resultados quantitativos e qualitativos à empresa em que te encontras. Podes ainda ir documentando o feedback positivo que tens recebido (guardando numa pasta no email, por exemplo) para que depois o possas referenciar aquando da reunião de revisão e demonstrar como te enquadras na cultura da empresa e da equipa em que te encontras. 

Por fim, deves ainda pensar num valor ou percentagem específica que consideres justa face às tuas conquistas e que esteja alinhada com o praticado pelo mercado. Mas prepara-te para que o mesmo seja discutido e ajustado. No fim das contas, vais para uma negociação, por isso deves ter algum espaço para flexibilizar. 

A hora da verdade chegou 

Prepara aquilo que queres e o que vais oferecer

Quando te sentires confortável e preparado para avançar com a reunião, certifica-te que sabes claramente aquilo que pretendes. Faz uma lista de prioridades, ordenada desde a mais importante à menos relevante. Pretendes um melhor salário? Um novo cargo? Mudar de equipa? Fazer parte de uma equipa maior ou mesmo gerir uma equipa? Qual destes é o mais importante? Onde consegues flexibilizar? Do que não podes abdicar? 

O teu superior pode também ter diferentes níveis de dificuldade em oferecer-te o que procuras. Por exemplo, pode ter mais facilidade em mudar-te de cargo do que em aprovar o aumento que tens em mente. Por isso mesmo, é importante teres consciência que vais para uma negociação e teres um plano B, caso aquilo que pretendes não seja possível alcançar.

Deves ainda partilhar aquilo que podes oferecer em troca, pois assim estás a criar uma “win-win situation” em que ambos saem satisfeitos. O teu manager quer investir em pessoas que sejam leais, comprometidas, proativas e dedicadas em contribuir para o sucesso da empresa e é isso mesmo que deves demonstrar. 

Quando pedes algo à empresa onde trabalhas, é importante que demonstres o quanto também tu estás a investir na empresa e dedicado em fazê-la crescer. Por vezes as pessoas mais introvertidas poderão ter dificuldades em expressar este ponto, mas é importante que o faças. Para isso podes: 

  • Demonstrar entusiasmo pelo caminho que a empresa está a seguir;

  • Abordar a satisfação que sentes com as funções que desempenhas;

  • Salientar o teu bom relacionamento com os teus colegas;

  • Apontar como o teu trabalho está a ajudar o teu manager a conseguir atingir os seus objetivos.

Lembra-te que todas as empresas procuram pessoas comprometidas com os projetos em que se inserem, otimistas, que se relacionem bem e com interesse por fazer crescer e desenvolver as suas capacidades. Estes são os profissionais mais difíceis de encontrar, por isso as organizações têm todo o interesse em reter e recompensá-los. Sê e demonstra que és este tipo de pessoa. 

Gere a negociação 

Esta é a tua hora de brilhar. Por muito nervoso que estejas (é normal!), pensa que o teu trabalho fala por si e que estás preparado. Deves adotar o mindset certo. Para isso pensa que vais para uma conversa entre dois adultos que se encontram no mesmo nível. 

Se te preparaste bem para esta reunião, já deves ter uma boa noção das prioridades do teu manager, da sua autoridade para te dar o aumento e da sua opinião sobre o teu desempenho. 

Começa sempre por agradecer a oportunidade de conversarem “Obrigado desde já pela disponibilidade para falarmos sobre o meu desempenho e sobre o meu salário.” Depois é importante que salientes o teu compromisso para com a empresa, menciones a lista das conquistas e responsabilidades que tens assumido, demonstrando como têm tido um impacto positivo na empresa, e termines com o que pretendes: “Nos últimos meses tenho tido a oportunidade de acumular novas responsabilidades como [enunciar aqui algumas], que me têm permitido crescer profissionalmente e que agradeço. Com base nesta evolução e no facto de pretender continuar a crescer neste projeto, gostaria de discutir uma possível revisão salarial. Tive ainda a oportunidade de fazer uma pesquisa de mercado, tendo em conta os meus conhecimentos e qualificações e considero que um aumento de X% seria adequado. O que lhe parece?” Depois de apresentares os teus argumentos, dá espaço ao teu superior para refletir e responder. 

Algo muito importante a ter em consideração: caso tenhas recebido uma proposta por parte de outra empresa, ao falares no assunto, deverás salientar bem que pretendes continuar no projeto atual, mas que gostarias de discutir o que poderás fazer ou que novas tarefas poderás assumir para que o teu salário possa ser revisto. 

Antecipa diferentes respostas e responde adequadamente 

Depois de apresentares o teu caso, é possível que tenhas dois tipos de resposta - o sim ou o não - e é igualmente importante saber responder a ambos. 

Caso consigas o aumento, parabéns! Não te esqueças agora de agradecer a confiança depositada em ti e o reconhecimento. É normal que também discutam novas responsabilidades e trabalho adicional para que possas continuar a crescer em todos os aspetos. Se o aumento for menor do que o que esperavas, deves lembrar-te que uma negociação é mesmo assim e que o importante é chegarem a um acordo. 

Se por outro lado a resposta for um “não”, deves na mesma agradecer e procurar perceber junto do teu manager o que poderás fazer para que numa próxima revisão, possas conseguir o aumento pretendido. Claro que ninguém gosta de ouvir um não, mas é necessário saber responder adequadamente e de forma diplomática. Podes dizer: “Obrigado pela resposta. Fiquei desiludido com a mesma, mas continuo empenhado e comprometido em fazer o melhor pelo projeto e espero que possamos tornar a falar sobre este assunto no futuro. Até lá, o que posso fazer para que numa próxima conversa a resposta seja positiva?”. 

Lembra-te ainda que um aumento não tem necessariamente de passar apenas pelo salário. Poderás tentar negociar alguns benefícios extra como teres mais flexibilidade de horário, teres mais dias de trabalho remoto, um melhor plano de saúde, um subsídio para transporte, mais dias de férias, um fundo para formação, entre outros.