Os 4 maiores desafios para o sector do retalho em 2023

Fotografia de Marina Pinho
Escrito por

Marina Pinho

Communication Manager

Todos os sectores têm os seus próprios desafios e todos os anos surgem novas tecnologias e circunstâncias a considerar. No retalho acontece o mesmo. Apesar de sabermos há muitos anos que “o cliente tem sempre razão”, o seu poder e importância parecem continuar a crescer, trazendo novos desafios para este sector.

A quantidade de informação disponível e de escolha para o consumidor faz com que as empresas de retalho necessitem de estar constantemente a ajustar as suas estratégias, tecnologias e até manobras de marketing para se manterem competitivas. É por isso que, neste artigo, iremos abordar quais os 4 maiores desafios da indústria desde a personalização, otimização de canais e integração de vendas, retenção de talentos, e sustentabilidade, e que estratégias adotar para os ultrapassar. 

Como bem sabemos, a mudança é uma constante na vida, mas isso não é necessariamente algo mau, pois potencia uma grande oportunidade para as empresas se reinventarem e repensarem as suas estratégias, produtos e serviços. No retalho, por exemplo, a mudança poderá proporcionar uma forma de as empresas oferecerem aos seus clientes experiências mais personalizadas e memoráveis.

No entanto, este crescimento é também acompanhado de desafios que passam pela crescente importância da tecnologia, passando pela retenção dos bons profissionais, preocupações sobre sustentabilidade e otimização das operações. E como podem as empresas superar estas questões? É isso que vamos descobrir.

Personalização - uma experiência única 

Numa era em que a produção é em massa, os consumidores parecem seguir o caminho oposto e procurar, cada vez mais, que as marcas lhes proporcionem uma experiência personalizada. Os clientes querem sentir que as empresas os conhecem e que procuram atender às suas necessidades individuais. 

Esta personalização traz maior fidelização e satisfação por parte dos consumidores, aumentando o volume de vendas e, por isso, é um desafio que merece atenção. Mas esta não é uma tarefa fácil para as empresas de retalho já que para isso as marcas precisam de ser capazes de recolher grandes quantidades de dados e conseguir transformá-los em experiências únicas. Estes dados podem ser históricos de compras, preferências de produtos e comportamentos online, transformando depois estes dados em experiências que sejam consideradas relevantes e significativas para os clientes. 

Assim, para superar este desafio, algumas das estratégias podem passar pela adoção de tecnologias de análise de dados avançadas que permitam a  recolha e análise de grandes quantidades de dados e permitam a identificação de padrões de comportamento. As empresas podem ainda desenvolver chatbots e assistentes virtuais que fornecem recomendações personalizadas aos clientes ou criar programas de fidelidade personalizados para recompensar os clientes fiéis. O bom e velho método do envio de emails ou SMS personalizados para comunicar ofertas especiais de acordo com o perfil de cada consumidor também é uma boa aposta. 

A otimização dos canais de vendas e a sua integração online/offline

A capacidade de distribuição e a logística dos produtos são dois pontos muito importantes dentro da indústria e que aumentam a complexidade inerente ao setor. Também com o crescimento do ecommerce e das vendas online, as empresas de retalho precisam de rever constantemente estas suas estratégias para serem capazes de acompanhar a evolução do mercado. Por isso, a capacidade das marcas de integrarem as suas vendas feitas nas plataformas online com as offline é de grande relevo, pois cada cliente apresenta a sua preferência de compra. Assim, a otimização dos canais é fundamental para que as organizações possam manter a competitividade. 

A solução para este desafio poderá passar, mais uma vez, pela adoção de tecnologias inovadoras como sistemas de gestão de inventários e armazéns, ferramentas de gestão de encomendas, análise de dados ou até a automatização de processos. Estas estratégias podem ajudar as empresas a tornarem-se mais eficientes, reduzir custos operacionais e aumentar a rapidez de entrega. No entanto, nunca esquecendo a experiência dos clientes e as suas necessidades específicas. 

A utilização de inteligência artificial e machine learning também poderá ajudar neste desafio. Ser capaz de prever a procura e ajustar os stocks disponíveis permite que as empresas possam reduzir custos associados a excesso de produtos, garantindo que têm sempre o número necessário de produtos disponíveis para os seus clientes. 

retalho, dellent, sustentabilidade, desafios setor retalho, POS

A retenção de talento 

O turnover é uma das maiores preocupações que todos os gestores de projetos têm, seja de que indústria for, principalmente quando se fala dos departamentos de IT. O retalho, infelizmente, não é diferente neste ponto. 

No retalho os bons profissionais são particularmente importantes, pois têm um grande impacto na experiência dos consumidores e por isso uma grande influência nas vendas. Aqui também a transformação digital pode ser uma boa forma de melhorar a retenção através da adoção de softwares de gestão de escalas de trabalho que proporcionem maior flexibilidade de horário e que permitam maior conciliação entre a vida pessoal e profissional

Na área de IT os constrangimentos que muitas vezes as máquinas [por exemplo, os Point of Sale (POS)] colocam à adoção de linguagens de programação mais recentes (e portanto mais interessantes do ponto de vista dos programadores) podem criar sentimentos de estagnação nos profissionais, contribuindo para a sua rotatividade e impedindo a conclusão dos projetos nos timings definidos. Neste setor, apesar da necessidade da adoção de novas tecnologias, muitas vezes continua-se a usar as mesmas ferramentas e linguagens por uma questão de continuidade, robustez e dificuldade de renovação das máquinas em uso, principalmente em empresas que operam em grande escala. Organizações mais pequenas e mais flexíveis poderão aqui ter uma vantagem competitiva por se conseguirem adaptar mais rapidamente. Neste ponto, a parceria com empresas que tratem do recrutamento e gestão dos processos de RH dos profissionais em falta, poderá ser uma boa estratégica, já que permite às empresas garantirem que o seu foco se mantém no desenvolvimento e na conclusão dos projetos.

A sustentabilidade

Este é um tema que se tem tornado mais central nas escolhas dos consumidores e por isso de extrema importância para as empresas de retalho. Também as novas gerações parecem continuar a dar grande importância a este ponto e por isso continuará a ser relevante. 

No entanto, esta transição acarreta altos custos de produção, demonstra que ainda há uma grande falta de conhecimento sobre os processos de produção mais ecológicos e introduz uma grande pressão para os preços continuarem competitivos. 

Algumas soluções poderão passar pela procura de fornecedores que também estejam alinhados com estes valores e utilizem materiais e técnicas de produção mais ecológicos, pela reeducação dos consumidores através de campanhas, pelo investimento em tecnologias sustentáveis para os processos de produção e pela oferta de produtos com opções mais ecológicas. 

retalho, sustentabilidade, desafios retalho

Como podemos perceber, o setor do retalho tem diversos desafios próprios que, apesar de dificultarem o dia a dia dos gestores, também acabam por permitir que a indústria inove e continue a trazer novas experiências aos seus consumidores. Desde ponto de vendas automáticos, a supermercados autónomos, a indústria continua a lutar contra os seus obstáculos e a provar que consegue trazer uma experiência única e personalizada para os seus clientes, mantendo os seus profissionais motivados. Contudo, o futuro continuará a depender da capacidade das empresas de se adaptarem rapidamente às mudanças tecnológicas e às necessidades dos seus clientes e colaboradores.