Como ser promovido mais rapidamente?

Fotografia de Marina Pinho
Escrito por

Marina Pinho

Communication Manager

A maior parte das pessoas aproveita o seu período de férias para fazer uma pausa e refletir sobre os meses que passaram, olhando mais profundamente para as suas carreiras. É por isso normal que cheguem à conclusão de que não estão completamente satisfeitas com a sua função atual e ponderem mudar de carreira, de empresa ou de funções dentro da mesma empresa. Se te encontras nesta última categoria e a tua intenção é permanecer onde estás, mas ser promovido, este artigo irá ajudar-te nessa missão. 

Contrariamente àquilo que muitas vezes nos foi transmitido enquanto crescíamos, fazermos bem o nosso trabalho é importante, mas no mercado de trabalho não é suficiente para que possamos subir a “escada corporativa” (the corporate ladder). Para que possas crescer em qualquer papel é importante que as pessoas certas, ou seja, aquelas com poder de decisão, reconheçam e compreendam o valor dos teus esforços. Por isso, deixamos-te um conjunto de passos que te podem ajudar a destacar e a conseguir a tão desejada promoção. 

Torna-te num modelo 

Apesar de não ser suficiente por si só ser um bom profissional, não deixa de ser o primeiro passo. Por isso procura tornar-te num modelo dentro da tua equipa, demonstrando seres confiável, trabalhador e cumpridor dos seus objetivos.

Para além disso, chega sempre a tempo aos teus compromissos, mesmo que a cultura na tua empresa não seja essa. É sempre melhor chegares a tempo ou até um pouco antes tanto ao trabalho como às reuniões.

Quando for tua responsabilidade liderar uma reunião, procura trazer novas ideias pensadas. Desta forma, irás demonstrar a tua organização e respeito pelo tempo dos teus colegas. Para além disso, a reunião será muito mais produtiva e trará melhores resultados a longo prazo. 

Não te limites a identificar problemas, resolve-os

A melhor forma de te destacares, seja qual for a tua função, é seres autónomo e mostrares capacidade de tomada de decisões. Desta forma, a tua chefia irá ganhar confiança no teu trabalho e no facto de poder contar contigo para resolveres qualquer imprevisto que possa surgir na sua ausência. Assim, para além de te tornares num membro essencial para a equipa, estarás também a desenvolver as tuas capacidades de liderança. 

Muitas vezes os líderes acabam por passar o dia a resolver problemas e a tomar decisões. Por isso, sempre que identificares um problema que tens de comunicar à tua chefia, procura já levar algumas soluções, para que possas utilizar mais produtivamente o tempo e a atenção da mesma. 

Continua a estudar

Se queres melhorar as tuas capacidades e tornares-te num "asset" ainda mais importante para a tua equipa, continuar a estudar é uma excelente opção. Mas calma, nem sempre é preciso tirar mais um curso superior até porque muitas vezes os mesmos encontram-se um pouco afastados da realidade do mercado. Por vezes uma boa formação pode ajudar-te a alargar o teu conhecimento e a ganhares novas competências que te irão ajudar a avançar profissionalmente. 

Se sentes que existe uma área das tuas funções na qual podes melhorar, procura falar com pessoas da área que te possam aconselhar quanto às melhores formações ou analisa o plano curricular de cada escola. Hoje em dia existem várias opções tanto presenciais como remotas com excelentes professores que têm um conhecimento muito prático do mercado de trabalho. É também uma forma de contactares com outros profissionais em situações semelhantes e fazeres networking. 

Também deves estar atento às certificações da tua área que te irão dar uma vantagem competitiva no mercado de trabalho. 

dellent promoção

Pede conselhos

De acordo com um artigo publicado na revista Management Science, os profissionais que pedem ajuda junto dos seus colegas ou chefia, são percepcionados como mais competentes. Por isso perde o medo e questiona sempre que precisares! 

Procura também observar e acompanhar as pessoas que servem de modelo para ti ou que já se encontram na posição onde pretendes chegar. Falar com elas e pedir conselhos será um passo essencial para poderes seguir o mesmo caminho e fortaleceres a tua rede de contactos. 

Não deixes que o trabalho fale por si

Ok, esta pode ser a parte mais complicada, pois muitos de nós preferem trabalhar em silêncio. Contudo, como já vimos, nem sempre o nosso trabalho fala por si ou se fala, nem sempre é ouvido por quem interessa. Por isso mesmo, é importante que encontres formas de promover o teu próprio sucesso. 

Apesar da autopromoção ter uma má imagem em geral, esta deve ser encarada como um sinal de que te importas com aquilo que fazes. Transmitir aos outros os projetos incríveis em que tens trabalhado e o que tens aprendido com eles pode ser uma forma de te conectares, colaborares e ensinares os outros. Para além disso, mostra que tens respeito pelo teu próprio trabalho. Lembram-se daquela frase que a Matinal usava há uns anos atrás nas suas publicidades “Se eu gostar de mim, quem não gostará?”. Pois bem, o princípio aqui é o mesmo. Se vocês não tiverem orgulho do vosso sucesso, quem terá? 

Desta forma, deves procurar que o teu trabalho e os teus sucessos sejam percepcionados pelas pessoas com poder de decisão dentro da tua empresa. Começa por perceber o que elas valorizam e que caminho outras pessoas que foram promovidas fizeram para lá chegar. Estar presencialmente com estas pessoas também é importante, por isso se queres ser promovido mais rapidamente, ir ao escritório pode ser uma boa estratégia. Para além disso, projetar confiança é também algo importante. 

Notas finais 

Agora que estás a fazer um bom trabalho e tens todas estas dicas do teu lado, é hora de começares a trilhar o teu caminho até à tão desejada promoção! Procura tornar o teu bom trabalho mais visível e rodeares-te das pessoas que te vão ajudar nessa missão, e com certeza vais conseguir dar um passo em frente da tua carreira mais cedo do que esperas. 

Por outro lado, entrar num novo projeto e numa nova empresa já com mais responsabilidades também pode ser uma solução mais rápida para a promoção em certas situações. Se esse é o caso na tua empresa, dá uma vista de olhos nos projetos que temos disponíveis aqui.