Recrutamento especializado em TI: o guia completo (processo, custos, desvantagens...)

Fotografia de Marina Pinho
Escrito por

Marina Pinho

Communication Manager
This article is also available in english. Ler agora

Não é nenhum segredo que conseguir atrair e reter profissionais de TI, não é tarefa fácil. Aliás, Portugal é o quarto país do mundo onde as empresas têm mais dificuldade em contratar, com 84% de empregadores a terem dificuldades em preencher vagas. Entre a falta de condições financeiras para oferecer salários competitivos e a falta de resposta do mercado às vagas cada vez mais específicas do setor, conseguir ter tempo para procurar, atrair e contratar profissionais qualificados é cada vez mais difícil para as empresas, que continuam a ter de reunir esforços para concluírem os seus projetos dentro dos timings definidos. 

É por isso mesmo que o recrutamento especializado tem um papel cada vez mais importante na identificação e atração de profissionais de IT. Neste guia completo, iremos explorar em detalhe o processo, os custos, as perguntas mais frequentes e o que deve ter em consideração caso esteja a ponderar recorrer a uma empresa que ofereça este serviço em Portugal. 

O que é o recrutamento especializado em TI?

O recrutamento especializado é um serviço disponível para as empresas que precisam de preencher vagas técnicas com um elevado grau de qualificação e especialização. Com este serviço, a empresa cliente recebe candidatos identificados e validados previamente pela empresa especialista no recrutamento. 

Uma vez que o foco destas empresas, quando especialistas na área de IT, é a atração, recrutamento e seleção de candidatos do setor, estas possuem mais recursos, tempo e conhecimento para se dedicarem a encontrar perfis cada vez mais especializados, libertando os seus clientes destas tarefas. Para além disso, conseguem ser mais ágeis e rápidas a encontrar este tipo de profissionais, pois estão constantemente em contacto com eles. 

Quais são as etapas do processo? 

Se está a ponderar trabalhar com uma empresa que oferece estes serviços, o melhor é conhecer bem o processo para saber com o que poderá contar. Por norma, o recrutamento especializado segue as seguintes etapas (ou variantes das mesmas):

Análise das necessidades

Em primeiro lugar, a empresa precisa de perceber quais são as suas necessidades em concreto e para isso é feita uma reunião inicial onde procuram compreender a sua área de negócio, cultura da empresa, tecnologias utilizadas e perfis necessários. 

Esta reunião é fundamental para que a parceria corra pelo melhor, pois é aqui que a empresa de recrutamento vai ganhar algumas noções sobre o tipo de profissionais que melhor se irão integrar na equipa e projeto. Normalmente, a empresa faz-se representar por um profissional (ex. Business Manager) que irá ser o seu ponto de contacto durante todo o processo. 

Uma das maiores dificuldades dos líderes de hoje é conseguirem integrar e reter os seus colaboradores, por isso é importante que o processo de recrutamento seja cada vez mais afinado para que resulte na atração de candidatos com o melhor alinhamento possível, tanto a nível técnico como de soft skills. Este deverá ser um ponto importante que a empresa de recrutamento com quem trabalhar deverá procurar apurar, desde início, para que depois não haja um desajuste nos perfis que receberá por parte destes. 

Desenvolvimento da estratégia

Depois de serem recolhidas todas as necessidades e expectativas, a empresa de recrutamento define um plano de ação adaptado às necessidades em concreto. A estratégia escolhida terá impacto nos canais que a empresa irá usar para divulgar as vagas, na forma como as irão publicitar, na equipa que irão criar para responder ao seu pedido, na forma de abordar os candidatos, no tipo de profissionais irão procurar, entre outros. 

Nesta fase, as práticas de employer branding que a empresa fornecedora adota, são algo que deverá avaliar e perceber se se alinham com os seus valores, pois estarão de certa forma a representar a sua empresa junto de potenciais candidatos. Se não concorda com alguma das práticas que observa na empresa de recrutamento, talvez esta não seja a mais indicada para si. 

Para conseguir fazer esta avaliação, poderá começar por analisar as redes sociais e  avaliações em sites como o Glassdoor e o próprio Google. Mas atenção, como sabe, nem sempre estas avaliações são as mais justas e representativas da realidade. 

Por norma, antes de avançar com este serviço, a empresa deverá enviar-lhe uma apresentação formal onde constará alguma informação sobre os clientes com quem trabalha e, desta forma, conseguirá ter uma melhor perceção da sua reputação. Para além disso, pode também analisar testemunhos dos seus próprios colaboradores, caso também ofereçam outros serviços como o Outsourcing. 

Triagem curricular e entrevistas

Depois de reunir esforços para atrair os melhores candidatos para as vagas apresentadas, a empresa de recrutamento faz uma análise detalhada dos currículos recebidos através dos anúncios de emprego divulgados e do headhunting realizado (procura ativa). Neste ponto é importante que esta assegure as melhores práticas no que toca à gestão do processo de recrutamento com os candidatos. 

Uma das maiores queixas que os profissionais fazem relativamente ao recrutamento com as empresas é a falta de resposta, o que transmite uma imagem de desorganização e desconsideração por parte das mesmas. Neste sentido, é importante que o parceiro escolhido tenha implementado medidas para contornar este problema, como processos de feedback personalizados e ferramentas que permitam aos candidatos obter facilmente esta informação

dellent como fazer um cv curriculo

Depois desta fase, o fornecedor está pronto para entrevistar os candidatos que melhor se enquadram nas vagas. Nestas entrevistas, os recrutadores avaliam o perfil técnico dos candidatos, isto é, se os mesmos possuem a experiência e os conhecimentos relativos às tecnologias, ferramentas e aos softwares mais relevantes face às necessidades.

Em função da stack tecnológica envolvida, poderão ainda fazer uma validação técnica mais detalhada recorrendo a exercícios ou a um recrutador com background técnico (por exemplo um ex-programador). Para além disso, são ainda avaliadas as soft skils para perceberem se a personalidade do candidato se enquadra no projeto onde irá trabalhar e as suas motivações, para que haja um alinhamento de expectativas entre todos. Para isso, poderão recorrer a perguntas comportamentais e situacionais durante as entrevistas ou mesmo à aplicação de testes de personalidade como o “Big Five Personality Test”. 

Partilha e seleção de perfis

O papel da empresa de recrutamento especializado centra-se essencialmente na atração e recrutamento dos melhores candidatos para as vagas propostas. No entanto, a seleção dos mesmos é sempre responsabilidade do cliente. 

Assim, o normal é a empresa enviar-lhe uma short list de candidatos já validados, entrevistados e interessados no seu projeto, através da partilha dos seus currículos e de uma síntese detalhada com toda a informação recolhida sobre os mesmos. Com base no seu feedback, vão adaptando a estratégia até encontrarem o candidato ideal para a vaga. 

Quais são os custos do recrutamento especializado? 

Se a sua empresa já tem um departamento de Recursos Humanos (RH), será que valerá mesmo a pena contratar um serviço externo de recrutamento especializado? 

Bom, a resposta a esta questão depende de vários fatores como: dimensão da equipa de RH interna, meios disponíveis para atrair candidatos, expertise da equipa para avaliar e encontrar perfis altamente especializados dentro do mundo do IT, e a urgência que tem em contratar alguém. Para responder a esta questão, é também importante perceber se os custos de recorrer a este serviço compensam ou não.

Na verdade, a maior parte das empresas fornecedoras, apenas cobram com base numa success fee, ou seja, apenas terá de pagar caso a empresa consiga de facto encontrar alguém que acabe por contratar. Esta é uma vantagem enorme, pois consegue testar o serviço antes de ter de se comprometer com o mesmo (fazendo um paralelo com o cinema, consegue ver o filme todo e só pagar no fim se de facto sair satisfeito da sala). Se a empresa encontrar um candidato à altura, ótimo, mas se não conseguirem também não perderá nada, pois teve acesso aos recursos e expertise do fornecedor sem ter de avançar com qualquer investimento. 

Contudo, nem todos os parceiros de recrutamento oferecem esta possibilidade. Nalguns casos, pode-lhe ser cobrado um valor pelo serviço de headhunting que a empresa irá realizar e que é depois “abatido” no valor total devido, em caso de sucesso. A este custo, pode-se chamar de “Taxa de abertura do processo de Recrutamento e Seleção”, que é ​​aplicável após a confirmação de adjudicação e não reembolsável em caso de fecho de processo sem contratações. Assim, se acabar por não contratar nenhum dos candidatos selecionados por eles, não irá recuperar o seu investimento. 

Os fornecedores que optam por este modelo indicam que se comprometem mais fortemente em encontrar os profissionais que os clientes procuram, mas a verdade é que uma empresa empenhada em fazer negócio e na satisfação do seu cliente, terá sempre isto em mente. 

mulher a trabalhar no escritório com um computador na mesa e folhas.

A “success fee” poderá ser cobrada de diversas formas. Uma das mais comuns é a cobrança de uma percentagem sobre a remuneração bruta total anual (RBA) de cada candidato contratado, cujos valores de mercado podem variar entre os 12% e os 20%. Aqui a percentagem cobrada pode ser sempre a mesma ou variar em função de patamares de RBA definidos. 

Outra forma, é a modalidade de flat rate”, ou seja, o fornecedor de recrutamento especializado já possui uma tabela de valores fixos para cada tipo de perfil. Aqui não importa o quanto o cliente irá pagar ao candidato, pois o valor cobrado será sempre o mesmo. 

Por fim, a empresa parceira poderá ainda cobrar, uma percentagem ou valor fixo, em função do tipo de perfil e nível de senioridade dos candidatos procurados. Em caso de necessitar de profissionais mais seniores e específicos, o valor poderá ser superior aos casos de perfis com menos anos de experiência, por exemplo. 

A todas as modalidades assentes em percentagens, poderá ainda ser exigida uma comissão mínima. Isto é, poderá existir uma quantia mínima que o fornecedor cobrará para este serviço. Isto aplica-se nos casos em que a RBA do candidato escolhido não atinge o patamar mínimo definido para o serviço. 

Nos casos em que a parceria envolve a contratação de candidatos para várias vagas distintas ou há a necessidade de contratar uma equipa completa, existem modelos adaptados que proporcionam mais vantagens em termos de custos para os clientes deste serviço. Ou seja, quanto maior o número de perfis contratados, menor é o custo do serviço para o cliente. Tipicamente, chamam-se a estas vantagens de “desconto rappel”. 

Então, mas e se decidir avançar com a contratação de um profissional e ele não corresponder às expectativas ou decidir abandonar o projeto pouco tempo depois de começar?

É para salvaguardar este tipo de situações que costuma existir um período de garantia. Durante este período (que varia consoante o acordado entre as empresas), nos casos acima mencionados, o fornecedor compromete-se a substituir o profissional e a devolver o valor cobrado. 

Outro ponto a ter em mente é o momento do pagamento que pode ocorrer em duas alturas. Alguns fornecedores aceitam apenas receber os honorários devidos quando o profissional selecionado efetivamente começa a trabalhar. Esta é uma vantagem para a empresa cliente, pois apenas terá de avançar com o investimento nos casos em que o candidato selecionado efetivamente aceita a proposta e integra o projeto.

Por outro lado, algumas empresas de recrutamento especializado requerem que o pagamento seja efetuado logo após a assinatura do contrato com o candidato. Esta modalidade traz alguns constrangimentos caso o mesmo desista do projeto antes da data de entrada e implicará a devolução de parte (no caso de existir a “Taxa de abertura de processo de R&S”) ou da totalidade dos honorários.

Todos estes valores e timings são obviamente alvo de negociação entre a empresa e o seu cliente e ajustados face às necessidades de cada negócio. 

Quais são as vantagens do recrutamento especializado em IT?

Ao longo deste artigo já fomos tocando nalgumas vantagens que iremos explorar agora com mais detalhe. 

Maior conhecimento de mercado e rapidez no processo de recrutamento e contratação 

Sempre que algum membro de uma equipa sai, a equipa como um todo sofre, principalmente até que as funções deste profissional sejam assumidas por outro. Ora quando isto acontece, conseguir contratar uma nova pessoa o mais rápido possível é uma prioridade. Mas não pode ser qualquer pessoa. É preciso ter um certo alinhamento técnico e comportamental. 

Nestas situações, uma empresa de recrutamento especializado pode fazer toda a diferença, pois já possuem o conhecimento e os meios necessários para conseguirem mais rapidamente analisar o mercado e encontrar um profissional ajustado à necessidade do seu cliente. Precisamente pela proximidade que têm com o mercado, sabem exatamente onde os melhores profissionais se encontram e conseguem chegar até eles mais rapidamente, já que o foco da sua atividade é mesmo esse. 

Mais, pelo contacto próximo que têm, este tipo de empresas é capaz de oferecer uma consultoria de mercado em termos de salários médios praticados para determinadas áreas, benefícios valorizados pelos candidatos, disponibilidade de certos perfis, entre muitos outros tópicos relevantes. 

Para além disso, costumam ter bases de dados repletas de candidatos que procuram novas oportunidades, sendo, assim, natural que consigam enviar os primeiros candidatos, num curto espaço de tempo. 

Uma empresa que recorra ao seu departamento de RH interno, mediante a sua dimensão e meios disponíveis, poderá necessitar de esperar mais tempo do que o desejado até conseguir encontrar o candidato ideal. 

Uso mais eficiente dos recursos internos 

Qual é a maior vantagem que uma empresa tem ao recorrer a um serviço externo, qualquer que seja ele? A possibilidade de poder utilizar mais eficazmente os seus recursos internos, focando-se no que realmente irá fazer a empresa crescer. 

No caso de uma empresa já ter um departamento interno de RH, ao contratar um serviço de recrutamento especializado, o mesmo terá mais tempo para se focar em medidas internas que irão melhorar a vida de todos os colaboradores, potenciando a sua integração, motivação e retenção a longo prazo. 

Adicionalmente, os processos de recrutamento na área das TI, são demorados e trabalhosos, sendo bastante desgastante para um departamento que já acaba por ter outras responsabilidades e prioridades por tratar (como o processamento salarial, onboarding, offboarding, etc.). 

Mas não é só o departamento de RH que beneficia deste tipo de soluções. Os próprios gestores também acabam por ver as suas necessidades de contratação resolvidas mais rapidamente, podendo dar seguimento ao que têm em mãos e focar toda a sua atenção no que realmente importa: os seus projetos e o crescimento da empresa.

Acesso a candidatos mais qualificados 

Por fim, sendo este o foco das empresas de recrutamento, é normal que cultivem relações de proximidade com universidades e pólos tecnológicos, proporcionando um contacto mais próximo com os profissionais mais qualificados do mercado. 

Tendo em conta que os seus recrutadores têm um maior conhecimento sobre o mercado de IT e sobre as responsabilidades dos diferentes cargos, também conseguem mais rapidamente adaptar-se às mudanças do setor e encontrar os profissionais mais especializados. 

Aqui estamos a falar de cargos recentes, onde ainda não existem muitos profissionais, em áreas como a Inteligência Artificial, Machine Learning, Privacidade, Cibersegurança, Análise de Dados, Cloud, Desenvolvimento de Software (linguagens e frameworks recentes), entre outros. 

Uma vez que Portugal é um país relativamente pequeno, o seu mercado de trabalho também tem um certo limite. Por essa razão, existem perfis que simplesmente não existem cá e estes parceiros de recrutamento têm uma maior capacidade para chegar até eles. Assim, através deste tipo de fornecedores, as empresas clientes conseguem aceder a um mercado laboral muito mais amplo e internacional

Existem desvantagens? 

É claro que para tudo existe o seu oposto e como em qualquer serviço, existem desvantagens a serem consideradas. 

Desalinhamento cultural 

A cultura de uma empresa nem sempre é fácil de explicar, mas é algo que é sentido e vivenciado por quem efetivamente trabalha nessa empresa. Por esta razão, nem sempre é possível às empresas de recrutamento compreenderem a 100% a forma de trabalhar do seu cliente, podendo resultar na partilha de candidatos com algum desalinhamento cultural. 

Para estas situações, é importante que haja uma comunicação aberta entre ambas as empresas para que os recrutados possam afinar as suas pesquisas e encontrar os candidatos com o melhor enquadramento possível a todos os níveis. 

Custos acrescidos 

A menos que a sua empresa não tenha de todo um departamento de recursos humanos com capacidade para realizar processos de recrutamento, contratar um serviço externo acaba por ser sempre um custo extra. Agora, o importante é perceber se esse custo trará um benefício competitivo ou não. 

Se o custo resultar num processo de recrutamento mais ágil e rápido onde consegue encontrar os profissionais que correspondem às suas necessidades, talvez valha a pena o investimento. Contudo, se o seu orçamento for mais apertado, trabalhar com empresas que apenas recorrem à success fee pode ser a melhor opção, pois apenas terá de avançar com o pagamento, caso efetivamente encontre o profissional ideal para a sua equipa. 

Reputação e incompatibilidade de valores

Cada empresa é uma empresa. Todas têm as suas metodologias, cultura, processos e “forma de fazer as coisas”. Obviamente que uma empresa que preste um serviço, irá fazer de tudo para agradar o seu cliente, contudo, ao se utilizar um serviço externo, corre-se sempre o risco de o mesmo não corresponder às nossas expectativas. 

Neste caso, o serviço envolve pessoas que muitas vezes se encontram em fases delicadas da sua vida que as levam a procurar novas oportunidades profissionais. Por essa razão, é ainda mais importante que as empresas que fornecem serviços de recrutamento especializado, possuam um conjunto de valores robustos e compatíveis com os dos seus clientes. Estas empresas acabam por estar a representá-los e, por isso, se passarem uma má imagem aos candidatos com quem contactam, o seu cliente também sairá prejudicado. 

Deste modo, é importante que sempre que esteja a recorrer a estes serviços, procure saber quais são as opiniões de candidatos que já estiveram em processos com aquela empresa, para perceber se as práticas que a mesma utiliza são as melhores ou não. 

Muitas empresas acabam por trabalhar com KPIs que incentivam os seus recrutadores a contactar um certo número de candidatos, o que faz com que os mesmos acabem por falar com as mesmas pessoas vezes sem conta. Ora, este tipo de situações leva a que os profissionais do mercado, ganhem uma imagem negativa sobre algumas empresas que fornecem estes serviços. 

Certamente que não quererá que a reputação da sua empresa seja afetada pela forma como os fornecedores que a representam operam, por isso é tão necessário escolher bem a empresa com quem decidir trabalhar. 

comunicação erros

Fuga de informação 

Esta desvantagem é algo incomum, no entanto poderá sempre acontecer e se a sua empresa trabalhar com projetos altamente confidenciais, o ideal é recorrerem a mecanismos que vos protejam deste tipo de situações. 

Se existem dados que preferia que não fossem divulgados pelas empresas parceiras, assegure-se de que lhes transmite essa informação claramente e procure ter um acordo escrito, o conhecido Non Disclosure Agreement (NDA), de modo a que a outra parte se responsabilize por eventuais fugas.  

Por outro lado, não se esqueça que os candidatos para terem interesse num determinado projeto, precisam de saber alguns detalhes sobre o mesmo. É difícil um profissional aceitar cegamente avançar num processo de recrutamento para uma vaga ou uma empresa que não conheça minimamente, principalmente na área das TI onde, felizmente, oportunidades não lhes faltam. 

Exclusividade

Algumas empresas de recrutamento especializado poderão ainda exigir dos seus clientes um acordo de exclusividade. Este visa tornar a parceria mais sólida e evitar que os candidatos sejam abordados para os mesmos projetos por diversos fornecedores diferentes, o que também poderá trazer um desgaste à imagem e afetar negativamente a reputação do cliente (mediante as práticas, mais ou menos agressivas, empregues por cada fornecedor). 

Apesar de ter por base uma lógica que carece de atenção, este tipo de acordos, para além de limitar as opções, traz uma maior dependência do cliente face ao fornecedor com quem opta trabalhar. Contudo, nem todas as empresas de recrutamento têm esta exigência, por isso cabe a si enquanto cliente perceber se os benefícios desta prática superam as suas desvantagens e tentar negociar com a empresa que lhe presta este serviço. 

Conclusão 

Esperamos que este guia o tenha ajudado a compreender a forma como operam os serviços de recrutamento especializado em Portugal. Como vimos, grande parte do sucesso neste tipo de parcerias baseia-se num bom alinhamento de expectativas e valores, numa boa comunicação, em transparência e numa boa pesquisa de mercado. 

Se este serviço lhe parece ser a solução ideal para a sua empresa, descubra mais sobre como o poderemos ajudar a fazer crescer a sua equipa e o seu projeto aqui