Inteligência Artificial: Como te podes preparar para o seu crescimento no mercado de trabalho

Fotografia de Marina Pinho
Escrito por

Marina Pinho

Communication Manager

As tecnologias generativas de inteligência artificial (IA) ganharam terreno nos últimos tempos e cada vez mais empresas procuram incorporá-las nos seus produtos ou nas suas ferramentas como forma de aumentar a sua competitividade. Os criadores destes softwares têm-nos posicionado como uma ferramenta capaz de lidar com tarefas complexas, em diferentes indústrias e, por isso, muitos líderes procuram agora uma forma de os integrar no dia a dia das suas organizações para que as suas equipas possam tirar o maior proveito dos mesmos. 

Contudo, apesar da rápida evolução que estas tecnologias tiveram, principalmente ao longo de 2023, o seu futuro é incerto. Poderão ser uma forma de aumentar a produtividade das equipas, mas serão capazes de substituir por completo os trabalhadores? Estarão os empregos atuais ou certas áreas em perigo?  A Goldman Sachs estima que daqui a 10 anos, 300 milhões de empregos serão eliminados ou severamente diminuídos pela inteligência artificial generativa, no entanto, o futuro é sempre imprevisível. 

A opinião que parece predominar é a de que as capacidades distintivas do ser humano continuarão a ser valorizadas. Por outro lado, os profissionais que saibam complementar os seus conhecimentos e experiência com as possibilidades que a IA proporciona, terão certamente uma vantagem sobre aqueles que não se procuram atualizar. 

Assim, neste artigo exploramos algumas estratégias que podes adotar para aproveitar ao máximo os benefícios da tecnologia nas tuas funções enquanto profissional. No final, temos ainda uma pequena lista com algumas ferramentas de IA que podes explorar para diversos tipos de tarefas. 

IA: uma ferramenta de produtividade

No outono passado o chatbot desenvolvido pela empresa OpenAI, o famoso ChatGPT, tornou-se viral pelas suas capacidades de gerar conteúdos como e-mails, textos longos, receitas, relatórios financeiros, artigos, ideias, etc. Depois disso multiplicaram-se os sites disponíveis online com o mesmo tipo de funções ou com especialidades concretas, como o Rytr (ajuda a escrever conteúdos diversos), Synthesia (pioneiro na criação de vídeos com avatares), Flatlogic (permite desenvolver aplicações web) ou até mesmo o​ Otter (especialmente criado para os estudantes que precisam de tirar notas das aulas e estar atentos ao mesmo tempo). 

Ora, todas estas tarefas que anteriormente eram realizadas por diversos profissionais dedicados, acabam por se tornar desnecessárias atualmente. Mas será mesmo assim? O problema aqui é que é necessário ter pessoas que saibam usar estas tecnologias da melhor forma possível, pois as mesmas também acarretam riscos como a falta de veracidade da informação gerada, as alucinações, a fuga de informação, entre outros. 

É por essa razão que já começam a surgir anúncios de emprego muito bem pagos para “Prompt Engineers”, ou seja, profissionais capazes de questionar estes sistemas e gerar conteúdos válidos. Estes cargos podem chegar a ganhar 300k anuais ou mais, e são necessários para empresas de diversos setores. 

A Inteligência Artificial em Portugal

No caso particular de Portugal, um estudo recente da Public First pedido pela Google indica que a inteligência artificial generativa poderá fazer crescer a economia portuguesa em 15.000 milhões de euros e poupar, em média, mais de 80 horas por ano a cada trabalhador (sensivelmente duas semanas). Tendo em conta a situação económica do nosso país e as condições laborais dos trabalhadores, estes dados parecem bastante promissores. 

Não admira que cada vez mais as pessoas acreditem que o futuro será da Inteligência Artificial. Contudo, a maioria dos portugueses ainda olha com alguma desconfiança para a IA, considerando que a tecnologia não é moral, segura, justa ou leal. Este sentimento de receio traduziu-se num grande aumento de pesquisas sobre a proteção da privacidade e segurança online entre março de 2022 e fevereiro de 2023.  

A verdade é que ainda é demasiado cedo para sabermos com certeza o impacto real que a IA terá. O que podemos sim fazer é prepararmo-nos o melhor possível e adaptarmos as nossas capacidades àquilo que o mercado exige.

tablet com a pagina incial do Bard aberta

Como te podes preparar para o crescimento da IA no mercado de trabalho

Aposta no conhecimento 

Aprender a trabalhar com as ferramentas é a melhor forma de superar o medo delas, pois quando não conhecemos algo, há maior probabilidade de exagerarmos a sua importância. Ao aprenderes mais sobre as ferramentas e como elas te podem ajudar no dia a dia, tu próprio tornas-te num profissional mais completo e capaz de oferecer melhor resultados e soluções à tua equipa.

Não precisas de esperar que a tua chefia tenha interesse em te dar formação sobre o assunto. Antecipa-te e aprende por ti mesmo, pois o que não faltam são recursos online sobre como estes softwares funcionam. 

Tem consciência de que errar é normal

É importante que percebas que estas plataformas trabalham muito com as informações que lhes damos. Aquilo que se extrai das ferramentas generativas de IA é tão bom quanto aquilo que se pergunta. Perguntas simples irão ter respostas igualmente simples, no entanto, questões complexas e bem estruturadas irão resultar em respostas mais ricas e detalhadas. Assim, deves encarar o processo de aprendizagem como algo contínuo. 

Para além disso, a própria ferramenta é bastante falível, por isso deves ativar o teu pensamento crítico sempre que a utilizares e validares se as respostas que estás a receber são correspondem a factos verificáveis ou não, para não correres o risco de difundires desinformação. 

Escolhe a curiosidade em vez do medo 

Como vimos, é fácil reagirmos com medo e até algum preconceito contra algo novo e sobre o qual não temos muitas informações ainda. Contudo, o potencial da tecnologia é inegável e por isso mesmo devemos tentar tirar o melhor partido possível das ferramentas que temos disponíveis. 

Assim, mesmo que tenhas receio, procura estudar a tecnologia e de que forma é que ela te pode ajudar a atingir mais rapidamente os teus objetivos. Explora o tipo de softwares que existem para o setor em que trabalhas e explora alguns deles. 

Deixamos-te aqui algumas sugestões: 

IA para geração e edição de vídeos:
  • Runway:  Ajuda a editar mais rapidamente e a melhorar vídeos já gravados. Possui funcionalidades como a remoção de fundo, pintura de objetos, adição de legendas, entre outros.

  • VREW: Gera automaticamente legendas para vídeos com a possibilidade de serem editadas. Permite ainda escolher entre diferentes estilos diferentes de fontes, sombras, tamanhos, etc.

  • Make-a-Video: Esta ferramenta da Meta que ainda se encontra em desenvolvimento, irá permitir que os seus utilizadores criem vídeos através de texto. Ou seja, o software irá criar os vídeos com base naquilo que os utilizadores escreverem em formato de texto.  

IA para geração e edição de arte e imagens:
  • DALL-E 2: Pertencente aos criadores do ChatGPT, e semelhante à premissa do Make-a-Video, este software permite criar imagens com base em texto. Apenas temos de dizer o que queremos criar e a ferramenta faz o resto.

  • Stable Diffusion: Funciona como o DALL-E 2, mas tem um plano gratuito disponível. Por outro lado, ainda apresenta alguns erros na criação das imagens, principalmente de pessoas.

  • Picstart: Também possui um modelo gratuito com recursos limitados e permite criar imagens para vários formatos (um pouco como o Canva) e com vários estilos (3D, pintura a óleo, hiper realismo, etc.).

IA para geração e edição de texto:
  • Writer: Esta ferramenta que atua a nível empresarial permite ter uma espécie de ChatGPT adaptado à realidade da própria empresa. Isto é, a plataforma bebe da informação disponibilizada sobre a empresa para depois gerar as respostas aos “prompts” apresentados, permitindo contribuir para projetos de Marketing e RH.

  • Notion AI: O Notion é uma ferramenta de produtividade adorada por muitos utilizadores por permitir agregar várias tarefas e funções numa só aplicação que funciona bastante bem. Para além disso, permite customizar o layout até certo ponto, dando aos utilizadores alguma margem para serem criativos. Por isso mesmo, esta nova funcionalidade de IA é algo que veio melhorar a experiência do utilizador pois permite gerar conteúdos de forma bastante fácil e prática dentro da própria aplicação.

  • Rytr: Através do recurso às funcionalidades do GPT3, esta plataforma permite criar posts para redes sociais, newsletters, respostas a emails, entre muitos outros conteúdos, sendo possível adaptar o tom de voz e o estilo do copy. Adicionalmente, tem uma interface de fácil utilização e disponibiliza alguns “prompts” já feitos para ajudar na criação do copy. 

Ferramentas de negócio com IA:
  • Textio: Como sabemos, encontrar e recrutar bons profissionais não é nada fácil, mas esta ferramenta dá uma ajuda na construção de copy adaptado às necessidades do mercado. Permite melhorar os anúncios de emprego, emails de sourcing, entre outros conteúdos utilizados pelas equipas de recrutamento, com especial preocupação com a inclusão dos candidatos.

  • Zia: E se fosse possível ter um assistente disponível 24 horas por dia? Bom, já existe e chama-se Zia. Este assistente virtual consegue recolher e analisar dados, conseguindo identificar quais são os os momentos mais oportunos para contactar clientes e quais são os negócios com maior probabilidade de serem bem sucedidos. O lado menos positivo é que, de momento, apenas funciona quando integrado com o CRM da Zoho. 

  • GitHub Copilot: Agora também é possível ter um companheiro de IA na programação. Esta plataforma é treinada para conseguir responder como um ser humano, ajudando os programadores a criarem código mais rapidamente. Basta escrever o que pretendemos criar e ele responde rapidamente com sugestões de código e funções em tempo real. 

Esperamos que estas dicas e ferramentas te ajudem a aumentar a tua produtividade. Lembra-te que o que distingue um bom profissional é a sua curiosidade e sede de evoluir, por isso aposta na aprendizagem contínua e serás sempre um profissional desejado no mercado de trabalho.

Procuras novos projetos onde possas trabalhar com inteligência artificial? Vê o que temos disponível aqui.