Recrutamento especializado VS outsourcing: qual é a melhor solução?

Fotografia de Marina Pinho
Escrito por

Marina Pinho

Communication Manager

Atrair e encontrar profissionais qualificados na área das tecnologias da informação (TI)  é um dos maiores desafios das empresas portuguesas. É por isso mesmo que surgiram os serviços de recrutamento especializado e de outsourcing. Contudo, conseguir escolher a solução ideal para uma empresa em crescimento, nem sempre é fácil. Neste artigo comparamos estas duas soluções, que ajudam a encontrar e a reter profissionais, explorando as particularidades, vantagens, desvantagens e o que deve ter em consideração sobre cada abordagem. 

Recrutamento especializado em IT: em que consiste? 

O recrutamento especializado é um serviço destinado a empresas que procuram contratar profissionais altamente qualificados e especializados na área das TI e que dificilmente se encontram disponíveis no mercado de trabalho. Com este serviço a empresa cliente recebe candidatos identificados e validados previamente pela empresa especializada no recrutamento, podendo posteriormente contratar diretamente os profissionais que recebeu.

Tendo em conta que o foco das empresas que fornecem estes serviços é atrair, recrutar e selecionar candidatos da área, estas possuem mais recursos, tempo e conhecimento para se dedicarem à procura ativa de perfis altamente especializados, permitindo que os seus clientes aloquem esse tempo e meios a outras tarefas mais importantes para o seu negócio. Adicionalmente, conseguem ainda ser mais rápidas e ágeis na identificação deste tipo de profissionais, pois mantém contacto constante com eles. 

Por norma, o processo passa pela análise das necessidades do cliente, desenvolvimento da estratégia de atração e recrutamento através das melhores práticas de employer branding, triagem curricular,  entrevistas, e terminando com a partilha e seleção dos perfis. 

Quais são as suas vantagens? 

Conhecimento de mercado

Uma empresa que recorra a este serviço terá acesso ao conhecimento e aos meios que a empresa fornecedora tem à sua disposição para rapidamente analisar o mercado e encontrar um profissional ajustado à necessidade do seu cliente. Para além disso, pelo contacto próximo que têm, este tipo de empresas é capaz de oferecer uma consultoria de mercado em termos de salários médios praticados para determinadas áreas, benefícios valorizados pelos candidatos, disponibilidade de certos perfis, entre outros.

Uso eficiente de recursos internos

Outra vantagem deste serviço prende-se com a possibilidade do cliente poder utilizar mais eficazmente os seus recursos internos, focando-se no que realmente irá fazer a empresa crescer. No caso de uma empresa já ter um departamento interno de RH, ao contratar um serviço de recrutamento especializado, o mesmo terá mais tempo para se focar em medidas internas que irão melhorar a vida de todos os colaboradores, potenciando a sua integração, motivação e retenção a longo prazo. 

Acesso a candidatos qualificados

Por fim, sendo este o foco das empresas de recrutamento, é normal que cultivem relações de proximidade com universidades e pólos tecnológicos, proporcionando um contacto mais próximo com os profissionais mais qualificados do mercado. Tendo em conta que os seus recrutadores têm um maior conhecimento sobre o mercado de IT e sobre as responsabilidades dos diferentes cargos, também conseguem mais rapidamente adaptar-se às mudanças do setor e encontrar 

Desafios a ter em atenção 

Desalinhamento cultural 

Apesar das suas vantagens, o Recrutamento Especializado em TI também tem os seus desafios.

A cultura de uma empresa nem sempre é fácil de explicar, mas é algo que é sentido e vivenciado por quem efetivamente trabalha nessa empresa. Por esta razão, nem sempre é possível às empresas de recrutamento compreenderem a 100% a forma de trabalhar do seu cliente, podendo resultar na partilha de candidatos com algum desalinhamento cultural. 

Fuga de informação 

Se existem dados relativos aos projetos que se pretendem manter confidenciais, então o ideal é que esta informação seja transmitida ao fornecedor e se recorra a um acordo escrito, o conhecido Non Disclosure Agreement (NDA), de modo a que a outra parte se responsabilize por eventuais fugas de informação. Por outro lado, é importante ter em mente que os candidatos para terem interesse num determinado projeto, precisam de saber alguns detalhes sobre o mesmo. 

Exclusividade

Algumas empresas de recrutamento especializado poderão ainda exigir dos seus clientes um acordo de exclusividade. Este visa tornar a parceria mais sólida e evitar que os candidatos sejam abordados para os mesmos projetos por diversos fornecedores diferentes, o que também poderá trazer um desgaste à imagem e afetar negativamente a reputação do cliente.

Apesar de ter por base uma lógica que carece de atenção, este tipo de acordos, para além de limitar as opções, traz uma maior dependência do cliente face ao fornecedor com quem opta trabalhar. 

E o Outsourcing, o que é? 

O outsourcing em TI é uma prática de negócio que assenta no uso de um fornecedor de serviços externo especializado em soluções de software específicas, com a intenção de alavancar uma determinada área de negócio dentro das TI. 

É bastante utilizado principalmente em situações em que não existem profissionais suficientes para determinado papel, a contratação dos mesmos tem custos elevados ou a função em questão é algo que está fora das prioridades e foco da empresa. As empresas que recorrem a esta modalidade, têm acesso a um serviço altamente especializado na forma de entregáveis ou de profissionais (consultores) com as capacidades necessárias para contribuírem eficazmente nos projetos dos clientes. Deste modo, para além da expertise, o outsourcing dá maior flexibilidade às empresas, pois permite que se foquem nos processos mais relevantes para o seu crescimento e usufruam do serviço pelo tempo que necessitarem. 

Relativamente ao processo, antes da seleção do profissional ou equipa desejados, este acaba por ser muito semelhante ao de recrutamento especializado passando pela análise das necessidades do cliente, desenvolvimento da estratégia de atração e recrutamento ou de seleção dos consultores com melhor perfil que já se encontrem a trabalhar com a consultora, triagem curricular e entrevistas, terminando com a partilha e seleção dos perfis. 

Vantagens do Outsourcing para empresas tecnológicas

Eficiência operacional

À semelhança do recrutamento especializado, o outsourcing também permite que as empresas clientes possam utilizar mais eficazmente os seus recursos internos, libertando-os para se dedicarem exclusivamente às atividades principais da empresa. 

Contudo, neste caso, para além do cliente não ter de se preocupar com nenhum processo de atração e contratação, também fica livre de toda a gestão de carreira do consultor que selecionar para os seus projetos (ou mesmo da sua substituição caso o mesmo decida sair), libertando a sua estrutura para outras tarefas relevantes. Neste ponto é importante que a empresa parceira selecionada tenha implementado políticas robustas de retenção dos seus talentos. 

Flexibilidade e menos encargos

Uma vez que todo o processo de gestão de carreira (onboarding, formação, payroll, equipamentos, bem-estar geral e offboarding) fica a cargo da empresa de outsourcing, os clientes não têm de se preocupar com os custos de contratação dos consultores selecionados para os projetos. 

O outsourcing oferece ainda uma maior flexibilidade às empresas que podem recorrer ao serviço sempre que precisarem e, consequentemente, cessarem o mesmo quando considerarem que as suas necessidades estão correspondidas. Permitindo assim um crescimento mais flexível para as empresas que podem contratar novos membros para as suas equipas sem pressionar a sua estrutura de custos. 

Salvaguardas e garantias

A relação entre empresa cliente e prestadora de serviços encontra-se ainda formalizada através de um contrato que inclui um Service Level Agreement (SLA), ou seja, um documento que agrega todos os compromissos entre ambas as partes, incluindo os detalhes do serviço, os requisitos que o fornecedor deve cumprir e as métricas a que fica sujeito. 

Esta relação contratual é uma grande mais valia para as empresas clientes, pois assegura-as de que, no caso de o consultor decidir aceitar outra oportunidade de trabalho, terão uma rápida substituição e o seu projeto não será afetado.

dellent outsourcing ou recrutamento especializado

As desvantagens do Outsourcing

Reputação 

Este tipo de serviço ainda tem uma conotação um pouco negativa junto dos candidatos desta área pelo desconhecimento das responsabilidades e custos que as empresas fornecedoras têm.

Deste modo, é importante que os clientes que pretendam recorrer a estes serviços, procurem saber quais são as opiniões de candidatos que já estiveram em processos com o fornecedor, para perceber se as práticas que o mesmo utiliza são as melhores ou não. 

Custos adicionais 

Uma vez que é um serviço externo, representa um custo extra para a empresa. Contudo, é preciso também olhar para as vantagens que traz e perceber se compensa ou não o custo que se paga, tanto no presente como no longo prazo. 

Divisão interna 

Por fim, outra desvantagem a ter em consideração é a divisão interna que poderá ser criada. Ou seja, uma vez que nem todos os profissionais têm a mesma entidade patronal e acesso aos mesmos recursos, eventos, entre outros, cria-se a possibilidade para haver alguma distinção entre os membros da mesma equipa. 

Então e como podemos escolher entre os dois serviços? 

Ambos os serviços contém diferentes modelos que podem ser mais ou menos ajustados para as necessidades particulares das empresas clientes. Isto significa que dentro do outsourcing, os clientes podem recorrer a diferentes tipos de serviço como a extensão de equipa, nearshore ou equipa dedicada, que podem apresentar uma solução mais adequada para aquilo que necessitam. O mesmo acontece com o recrutamento especializado em termos de modelo de pagamento que pode ser com base numa success fee, numa flat rate, entre outros. 

Deste modo, é importante começar por perceber qual a sua necessidade em particular (se um recrutamento pontual ao longo do tempo ou algo mais recorrente), o tipo de estrutura que pretende ter (se procura aumentar a sua estrutura contratando diretamente os profissionais ou mantê-la mais leve recorrendo a consultores), o tipo de cultura que tem e se a mesma se alinha com a do fornecedor, e o quanto tem para investir neste serviço. 

Se apenas for necessário acesso ao conhecimento de mercado da empresa de outsourcing e a sua capacidade de encontrar profissionais altamente qualificados de forma rápida, talvez um serviço pontual de recrutamento especializado seja a solução ideal. Contudo se pretende um modelo que lhe dê mais flexibilidade e liberte a sua empresa dos encargos relacionados com a contratação, um serviço de outsourcing será a melhor opção. 

Existem ainda empresas que oferecem ambos os serviços, podendo assim começar por desenvolver uma relação de proximidade com a empresa fornecedora através de um serviço de recrutamento especializado e posteriormente evoluir para o outsourcing. Nestas situações poderá ser benéfico falar com uma pessoa focada na relação com o cliente e que lhe consiga apresentar ambas as opções e analisar consigo a melhor solução face à sua situação particular. 

 Como vimos ao longo deste artigo, estes serviços oferecem ferramentas que as  empresas podem recorrer para conseguirem inovar e crescer enquanto contornam as dificuldades do mercado, cada vez mais competitivo e instável. Contudo é preciso ter alguns cuidados na hora de selecionar a empresa parceira já que grande parte do sucesso neste tipo de parcerias baseia-se num bom alinhamento de expectativas e valores, numa boa comunicação, transparência e numa boa pesquisa de mercado.  

Se estes serviços lhe parecem ser a solução ideal para a sua empresa, descubra mais sobre como o poderemos ajudar a fazer crescer a sua equipa e o seu projeto aqui