20 perguntas inteligentes para colocares numa entrevista de emprego 

Fotografia de Marina Pinho
Escrito por

Marina Pinho

Communication Manager

Chegar à entrevista é o objetivo de qualquer candidato que se encontre à procura de um novo emprego e por isso mesmo estar o mais preparado possível é sempre uma mais valia. A entrevista é o momento em que a pessoa que está a contratar esclarece as dúvidas e questões com que ficou depois de analisar o teu currículo, mas é também uma excelente oportunidade para tu próprio conheceres melhor a cultura da empresa e o teu potencial novo chefe. 

Assim, neste artigo deixamos-te 20 sugestões de questões que podes colocar para que não sejas apanhado de surpresa neste momento e aproveites ao máximo esta oportunidade para aprofundares o teu conhecimento sobre a vaga.

Como abordar esta etapa da entrevista

Uma técnica que deves adotar ao colocar estas questões é tentares personalizá-las o mais possível. Ou seja, colocares-te no papel central da questão quando a colocas para que o recrutador te visualize no lugar do candidato ideal. Por exemplo, em vez que perguntares “Como é um dia típico nesta função?”, experimenta antes “Como será um dia típico meu quando assumir esta função?”. Para além disso, procura também que estas questões finais sejam uma continuação da conversa anterior, focando em pontos específicos da função ou temas sobre a empresa que foram abordados anteriormente. 

Exemplos de perguntas a colocar

Questões sobre o cargo

Estas perguntas vão-te ajudar a perceber se o cargo vai ao encontro do que esperas e se é uma boa vaga para ti ou não. São questões voltadas para as responsabilidades que terás, os projetos nos quais irás poder trabalhar e como serás avaliado. 

  1. Quais são as expectativas para mim neste cargo? 

  2. Qual é a coisa mais importante que devo realizar nos primeiros 90 dias? 

  3. Como é o processo de avaliação de desempenho? Com que frequência serei avaliado formalmente? 

  4. Quais seriam os projetos para os quais poderei começar a contribuir no imediato? 

  5. Quais serão as métricas mais relevantes para o acompanhamento do meu desempenho? 

Questões sobre a equipa

Com estas questões vais conseguir perceber melhor qual o ambiente de trabalho no qual vais entrar, quais as necessidades da equipa, como está estruturada, como é a relação com outros departamento, entre outros.

  1. Quais são os maiores desafios que posso enfrentar neste cargo?

  2. É esperado que as minhas responsabilidades mudem nos próximos seis meses a um ano? 

  3. Quais são os tipos de competências que a equipa necessita e que pretendem preencher com a minha contratação? 

  4. Pode-me falar mais sobre a equipa onde irei estar inserido? 

  5. Com que departamentos e equipas terei maior contacto? 

questoes de entrevistas dellent

Questões para a potencial chefia

Durante o processo de recrutamento é natural que exista uma fase onde terás um contacto direto com a pessoa que será a tua chefia direta e que irá gerir o teu trabalho. Nestes casos, deves aproveitar a oportunidade para perceberes melhor como é esta pessoa, se é alguém para quem te vês a trabalhar e qual é o seu papel dentro da organização como um todo. 

  1. Há quanto tempo está na empresa? 

  2. Há quanto tempo assume a posição de gestor? 

  3. O que é que o faz continuar na empresa? 

Questões sobre a empresa e a sua cultura

Conhecer e compreender a visão e os valores da empresa é fundamental para perceberes se os mesmos se alinham com os teus ou não. No entanto, deves ter em atenção que avaliar a cultura de uma empresa não é algo fácil de conseguir com questões, pois muito dificilmente irão falar negativamente sobre a mesma. Procura colocar algumas perguntas indiretas que te ajudem a analisar como é que a empresa lida com determinados temas sem ser demasiado explícito. 

  1. Quais são os objetivos atuais da empresa e como é que esta equipa contribui para os mesmos? 

  2. O que é que pode ser a parte mais entusiasmante do futuro da empresa? 

  3. Como descreve os valores da empresa?

  4. Quais são os planos para o crescimento da empresa? 

  5. O que posso esperar do processo de onboarding? 

  6. Existe algum material que deva ler antes de começar para compreender melhor a cultura da empresa e o que posso esperar dos meus colegas? 

  7. Como é que a empresa tem mudado desde que começou a trabalhar aqui? 

Perguntas a evitar

Saber que tipo de questões não colocar é igualmente importante para a imagem que queres transmitir. Assim, evita questões cujas respostas possam ser prontamente obtidas com uma pesquisa rápida. Não abordes logo questões sobre salário e benefícios, pois é numa fase final do processo, depois de os recrutadores já se terem “apaixonado” pelo teu perfil e terem a certeza que és tu quem querem contratar, que estarás numa posição mais favorável para negociar as tuas condições

Conclusão 

Aproveita esta abertura que o recrutador te oferece para conheceres a empresa para onde poderás vir a trabalhar de forma mais próxima. Mas tem cuidado, não coloques todas as 20 perguntas que te sugerimos. Escolhe apenas algumas perguntas que sejam mais relevantes para ti e para as informações que precisas de saber. O ideal é já teres algumas selecionadas de antemão e escolheres na hora aquelas que fazem mais sentido e que ainda não foram respondidas.